Comportamento

Pesquisadora afirma: sexo entre amigos faz bem para a amizade e para a saúde

sexo entre amigos
Pesquisadora afirma: sexo entre amigos faz bem para a amizade e para a saúde
4.5 (90%) 6 votes

Você acha que o sexo entre amigos pode abalar a amizade? Acha que a intimidade com seu amigo – ou amiga – está indo longe demais?

Fez sexo ou está pensando em fazer com aquela pessoa está sempre por perto dano o apoio necessário nos bons e mais momentos? E você está pirando e com muitas dúvidas sobre isso não é?

Quem é que nunca teve ou pensou em ter uma “amizade com benefícios”, ou melhor, experimentou ter relações com o amigo (a)?

Parece realmente incrível, sem compromisso e sem encanação, só amizade e vontade.

É de fundamental importância que você entenda que o objetivo dessa discussão não é encorajar ou normalizar o sexo entre amigos.

O que é interessante, nessa problemática,  é que alguns homens e mulheres têm amizades que são tão sólidas que atividades que podem arruinar um namoro não prejudicam, de fato, uma amizade.

A gente aprende, na verdade, que assumir relações íntimas fora do contexto de um relacionamento romântico é sempre ruim e que, ao mesmo tempo, causará desconforto e sensação de “ir rápido demais” ou de estar usando alguém.

O que é amizade entre homem e mulher?

De acordo com uma publicação da American Psychological Association, publicado na revista Sex roles [1], a amizade entre homem e mulher é uma relação pessoal não romântica, não familiar.

A relação é não-romântica no sentido de que sua função não está associada ao cortejo. No entanto, o termo “não-romântico” não significa que a sexualidade e a paixão estejam obrigatoriamente fora do relacionamento“, disse o autor.

Sexo entre amigos é bom ou ruim?

Diversos estudos  já analisaram se a atração sexual é  um aspecto positivo ou negativo na amizades entre sexos. As descobertas foram as seguintes:

  • 40% das mulheres entrevistadas gostariam de ter benefícios sexuais com algum amigo.
  •  39% das mulheres e 20% dos homens evitam sexo entre amigos porque acham que isso arruinaria a amizade.
  • Tanto para homens quanto para mulheres, a desejo sexual é o maior problema ou desafio em uma amizade.
  • 24% das amizades interrompidas aconteceram por causa de desejo de romance ou sexualidade em uma das partes.

De fato, alguns autores confirmam que embora o desejo sexual possa ser agradável, envolver-se realmente em sexo é problemático porque muda a natureza da amizade.

Isso porque, as normas culturais sugerem que as partes sexualmente ativas devem se tornar emocionalmente envolvidas e comprometidas.

Ao mesmo tempo, ter relações com um amigo pode desfocar os limites da relação de amizade de tal modo que ela  passa a não mais se enquadrar na definição de amizade.

Depois da publicação no SAGE Journals [2], por pesquisadores da Boise State University, dos Estados Unidos, muita gente se animou com a possibilidade de ter sexo entre amigos.

Os autores não se mostraram surpresos quando os dados da pesquisa,  apontaram resultados bem claros da preferência das pessoas.

Mais da metade dos entrevistados, que foram 300 pessoas entre homens e mulheres, disse que não só apoia e o “ex-amigo” ficou sério, do total 76% acha legal se envolver com o amigo e diz que isso melhora a amizade e faz se sentir bem e renovado.

Ao mesmo tempo,  20% afirmaram já terem passado por essa experiência e que isso só melhorou a relação. Além disso, os entrevistados relatam bem-estar e felicidade!

A opinião popular para sexo entre amigos

No site Debate.org milhares de pessoas comuns opinaram sobre a possibilidade de manter relações casuais com amigos.

A pergunta era: “Sexo casual entre amigos é uma boa?”

Curiosamente, a maioria das pessoas responderam que sim, manter relações com amigos é uma boa ideia.

enquete sexo entre amigos

Resultado da enquete do site Debate.com com milhares de pessoas. A maioria concorda que fazer sexo com amigos pode ser bom.

Um rapaz disse: “Obviamente, deve ser consensual. Ambas as partes devem querer sexo, ou pelo menos estar bem com a situação. Motivos e sentimentos devem ser claramente comunicados e compreendidos. E ambas as partes devem poder sair sem ressentimento se as coisas não saírem bem.”

Uma moça concordou: “amigos são para você, seja um ombro para chorar, que sempre terá a sua volta, ou para passar o tempo e se divertir. Não há nenhum motivo real pelo qual os amigos que se divertem juntos não possam dar o próximo passo e fazer sexo, já que é consensual para todas as partes envolvidas.”

Contudo, a outra parte (35% dos participantes), também manteve argumentos claros.

Uma moça disse: “Pode arruinar totalmente uma amizade. Emocionalmente, duas pessoas não conseguem lidar com o sexo casual entre amigos. E, de fato, estudos mostraram que o dano emocional resultante é prejudicial para os envolvidos.”

 Outra moça acrescentou: “É imoral. Porque as pessoas podem ser aproveitadas e os limites violados. Eu acho que é abusivo tirar vantagem de alguém a menos que você diga claramente ao seu amigo sua intenção e diga a ele que é casual.”

Conclusão

Em suma, para algumas pessoas o sexo entre amigos ainda é um tabu.

Apesar de diversos estudos apontarem que esse tipo de relacionamento trás benefícios emocionais e físicos, outros indicam que pode haver danos psicológicos e sociais.

Ao mesmo tempo, A população parece aceitar melhor, na prática. Mesmo assim, grande parte ainda acha a prática desrespeitosa e imoral.

Se você achou esse texto interessante, compartilhe com seus amigos!

Artigo científicos: Sex roles [1SAGE Journals [2]

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma Resposta

Topo