Estudo diz que obesidade se espalha como um vírus e ter amigos obesos faz você engordar também

Pode parecer preconceituoso mas um estudo publicado na  revista New England Journal of Medicine, concluiu que a obesidade pode se espalhar de pessoa para pessoa, como uma “infecção viral”. Ou seja, se seus amigos estão acima do peso, a tendência é que você também fique.

O estudo, contou com uma análise detalhada que envolveu 12.067 pessoas que foram acompanhadas por 32 anos, de 1971 até 2003. Os pesquisadores sabiam quem era amigos de quem, bem como quem eram os companheiros, irmãos ou vizinhos. Ainda tinham o controle do peso de todos eles ao longo destes 30 anos. Usando um novo software, Harvard e UCSD pesquisadores criaram diagramas onde eram plotados grau de obesidade e relacionamentos, mapeando as últimas 3 décadas.

Os resultados foram impressionantes. As pessoas que tinham amigos obesos também engordaram. Não houve nenhum efeito quando um vizinho ou membro da família engordava ou perdia peso, no entanto, quando os amigos engordavam, as pessoas se tornavam 57% propensas a também ganharem peso. Isso aconteceu mesmo com os amigos que estavam a centenas de quilômetros de distância. A influência foi maior entre amigos mútuos, nestes casos quando um era obeso, o outro tinha uma chance de 171% de ganhar peso.

if-your-friend-has-cake-youre-likely-to-have-cake-too

Dr. Nicholas Christakis, médico e professor de sociologia médica na Harvard Medical School e responsável pelo estudo, disse que a explicação é que quando as pessoas são amigas, elas afetam a percepção de gordura uns dos outros. Ou seja, quando um amigo próximo engorda, a obesidade pode não parecer tão ruim e há um “relaxamento” por parte da outra pessoa.  “Você muda de ideia do que seja um corpo aceitável olhando para as pessoas ao seu redor“, disse Christakis. Além disso, durante um encontro de amigos em um restaurante comer alimentos calóricos se torna menos culposo!

Um estudo parecido foi feito na escola de medicina da Universidade Loyola, nos Estados Unidos, publicado no respeitado jornal científico PLos ONE. Neste estudo forma usados dados de 1700 adolescentes e os resultados corroboraram mostrando que quem está com sobrepeso tiver amigos obesos (com IMC acima de 30), há apenas 15% de chance de, no futuro, emagrecer e 56% de chance de engordar.

Os pesquisadores dizem que suas descobertas podem ajudar a explicar por que os americanos se tornaram mais gordos nos últimos anos: as pessoas que se tornaram obesos eram susceptíveis de arrastar alguns amigos com eles

Obesite

Fonte: nytimes/abcnews/forbes   Imagens: dailymail/getyourbridebody