Tomar chás laxativos e diuréticos ajuda mesmo no emagrecimento?

 “Tomar chás laxativos e diuréticos ajuda mesmo no emagrecimento?” (Elaine Torp)

Elaine, para muitas pessoas é comum a ideia do emagrecimento ao tomar laxante, seja ele sintético (em forma de medicamento) ou natural (chás). Porém, essa ideia é errônea, e ainda posso afirmar que o laxante PODE ter efeito contrário ao esperado. Vamos entender o porquê?

Os laxantes têm efeitos no intestino e a absorção das calorias ocorrem em partes anteriores ao sistema digestivo. Ou seja, os laxantes NÃO auxiliam no emagrecimento, pois, por atuarem no intestino ele vai fazer com que o mesmo perca água e líquidos corpóreos. Dando uma falsa sensação de emagrecimento. Mas o que acontece na verdade, é uma limpeza no intestino, deixando a barriga com a aparência menor, com menos inchaço. Então, o correto é afirmar que os laxantes têm efeito de desinchar a barriga, pois combatem a prisão de ventre e melhoram o trânsito intestinal.

Existem diversos tipos de laxantes. Os dois mais usados são os ‘formadores de volume’, que levam a água até as fezes para torná-las mais macias, levando à sensação de ir ao banheiro urgentemente e os ‘laxantes estimulantes’, que são os mais severos pela forma como faz o intestino contrair.

O uso indiscriminado de laxante para fins de emagrecimento é muito perigoso. Podendo danificar  severamente seu trato gastrointestinal e causar efeitos colaterais em longo prazo. Usar laxantes regularmente para emagrecer também pode levar ao vício. Dentre os efeitos colaterais, estão: cólica, diarreia, desidratação, perda de potássio, dificulta a absorção de medicamentos, dentre outras complicações que podem ocorrer.

diarreia-620x330-(1)
O uso indiscriminado de laxante para fins de emagrecimento pode danificar severamente seu trato gastrointestinal e causar efeitos colaterais em longo prazo. Foto: milliyet

Para perder peso de uma maneira saudável, sem agredir o organismo, é necessário uma alimentação bem colorida e balanceada. Pois para perder gordura, precisamos gastar mais energia do que ingerimos, de modo que nosso organismo use suas reservas energéticas, a gordura, para suprir esta falta. Aliado a essa prática, faz-se necessário a realização de atividades físicas de forma regular.

emagrecer
Para perder peso de uma maneira saudável, sem agredir o organismo, é necessário uma alimentação bem colorida e balanceada. Foto: junutri

Fonte: mundoboaformatuasaudemaisequilibrio

Este texto é de autoria do Biólogo Paulo Alex