12 animais que são comestíveis mas você provavelmente nunca comerá

Animais que você pode comer e não sabia: rato, pombo, barata e mais 10 outros

O ser humano é considerado, onívoro, embora muitos acreditem que o hábito de comer carne esteja mais ligado a uma questão cultural. Isso porque nosso sistema digestório é mais semelhante ao de herbívoros (capacidade estomacal menor e acidez maior; intestino longo, dentes caninos de tamanho menor, saliva com enzimas digestivas, dentre outras características). Abaixo seguem algumas carnes que poderiam fazer parte do nosso cardápio, embora, muitos de nós acham isso improvável! Animais que você pode comer, mas não sei gostaria, como barata, rato, pombo e outros.

Já falamos sobre comidas bizarras que estão pelo mundo, mas nunca falamos sobre animais que são comestíveis mas você nunca comeu!

Esquilos:

Na América do Norte, esquilos estão por toda parte e, por causa disso, são um dos animais mais caçados. Mas você provavelmente nunca comerá um esquilo por três razões: [1] São animais muito ágeis e mesmo caçadores experientes tem muita dificuldade em capturá-los. [2] Podem passar horas paradinhos em silêncio em um canto da mata. Ele está lá, mas você dificilmente o encontrará. [3] Comer algumas partes dos esquilos pode nos deixar malucos. Isso mesmo! Os especialistas dizem que alguns esquilos podem transmitir a doença de Creutzfeldt-Jakob, mais conhecida como doença da vaca louca se ingerirmos o cérebro deles. Melhor ficar só olhando a fofura mesmo!

Leões:

Você agora pode estar pensando que comer leões é uma prática proibida no mundo todo. Bom, mas na verdade não é! Nos Estados Unidos, matar e comer leões não é ilegal. Só não é permitido vender a carne (estranho isso!). Mas na prática, é talvez impossível que uma pessoa coma um leão porque não é fácil encontrá-lo por aí. A carne de leão é uma carne cara, e os restaurantes não estão dispostos a colocá-las em seu cardápio. Mas, embora não seja ilegal, se formos pensar bem, comer leões parece uma coisa errada, afinal, ele é o rei dos animais.

Ratos:

Para a maioria de nós, a ideia de comer ratos está riscada de nossa lista e você provavelmente nunca vai querer comer estes animais… Bem, mas em algumas culturas, os ratos oferecem uma fonte extra de proteína e muitas pessoas os comem sem torcer o nariz. O prato mais conhecido são os ratos assados em brasa, que dizem, é muito bom! Na Índia, as mulher só são permitidas ingerir carne de peixe, porco, aves e ratos. Nas culturas tradicionais do Vietnã, do Havaí e da Polinésia, rato é uma comida que pode ser encontrada no prato das famílias em qualquer dia. Junto com os ratos, os castores (também conhecidos como ratos do pântano) são comidos regularmente em muitos países.

Águas-vivas:

As águas–vivas são animais em que seus corpos são compostos em 98% por água, isso não causa muito interesse gastronômico, e muitos pratos não encaixariam medusas como ingrediente indispensável. Mas o fato é que muitas pessoas comem estes animais. A receita mais conhecida é retirar os tentáculos, que são venenosos, e “saltear” com gergelim e usá-las em saladas. Mas atenção, as únicas espécies  comestíveis de água-viva são a Rhopilema esculenta e a  aurita.

Pombos:

Muita gente torceu o nariz agora. Eu sei! Os pombos parecem ser as aves comuns mais “não comestíveis” que se pode imaginar. Estando na França, onde os pombos são chamados de “Colombe”, comer pombo não é uma coisa extraordinária e dizem que o gosto é muito semelhante à carne de pato e a carne é leve, suave com um sabor meio adocicado. Por questões de saúde deve-se comer apenas o animal criado em cativeiro, pois o pombo criado em ambiente urbano acaba por ser portador de várias doenças nocivas ao humano.  Comer pombos, remete a saborear uma das proteínas mais consumidas do Egito, Roma e na Europa Medieval.

Gambá

O gambá também está na lista dos animais comestíveis que você nunca vai querer provar. Na Nova Zelândia existe um incentivo em caça de gambá para fins gastronômicos. O animal foi introduzido nesse país no século XIX para estabelecer o comércio de peles, sem predadores naturais, o número de indivíduos cresceu exponencialmente e hoje, acredita-se que apenas nesta região a população de gambás chega a 66 milhões. Alguns países da América do Sul também servem ensopado de gambá.

Gatos

Se podemos comer leões, por que não comer gatos? Temos hoje no mundo, uma estimativa de 500 milhões de gatinhos domésticos e 30% dos americanos tem pelo menos um gato em suas casas. A carne de gato faz parte do cardápio de diversas partes do mundo como algumas províncias da China, algumas cidades no Peru e em algumas áreas rurais da Suíça. Por incrível que pareça, de todos os animais comestíveis o gato é o que mais causa indignação das entidades que defendem os direitos dos animais.

Serpentes

A maioria de nós também não sentiria vontade de comer serpentes, por este não ser um costume da gastronomia Ocidental, embora em algumas regiões dos  Estados Unidos um churrasquinho de cobra com pimentão seja bem apreciado. Mas para os orientais, principalmente os chineses, a carne de cobra é conhecida como benéfica para a saúde, pois é pobre em gorduras e tem baixa caloria. O vinho de cobra é bastante conhecido também entre os orientais e supostamente ajuda a controlar a perda de cabelo, insônia e problemas sexuais. Em alguns restaurantes chineses é possível comer filezinhos de cobras que são mais “aceitáveis”.

Baleias

Da forma como as coisas estão indo, comer baleias pode não ser uma coisa extraordinária em alguns anos. No Japão, a caça das baleias como fonte de proteína é legalizada, apesar de que as pessoas tem perdido um pouco o interesse em comer esse animal com frequência, pois admite-se que a maioria da carne de cetáceos (baleias, golfinhos, botos)  daquela região está contaminada com mercúrio, o elemento mais tóxico não-radioativo da Terra. Hoje em dia, é fácil achar carne de baleia disponíveis no menu de muitos restaurantes da Europa. Ainda é possível comprar carne de baleia congelada para cozinhar ao próprio gosto em casa. A carne de baleia é escura e no Japão existem pratos que a utilizam cozida, frita e até crua.

 Cachorros

Imaginar que alguém pode ser capaz de comer um cachorro é algo que a cultura ocidental não engole. Por mais difícil que é para muitos de nós imaginar melhor amigo do homem, como prato principal, os nossos amigos caninos são consumidos em uma série de áreas, que vão desde algumas nações africanas para o Sudeste Asiático para a Suíça. Em um festival tradicional na China, pessoas matam, cozinham e comem cachorros todos os anos nos mês de junho onde cerca de 10 milhões de cães são abatidos.

 Baratas

Bom, a entomofagia (hábito de comer insetos) já foi bastante discutido. Larvas de besouros, grilos, formigas são ingeridos todos os dias em diversas culturas pelo mundo e há especialistas que garantem que o futuro do final da fome no mundo pode estar ligado a ampliação do hábito de comer insetos. Agora, comer baratas? Isso parece bastante nojento. Mas de fato, assim como outros insetos, baratas são comestíveis. Só que, não é qualquer barata que pode ser colocada na boca. As baratas de esgoto (gen. Periplaneta) podem carregar consigo um infinidade de bactérias patógenas e até mesmo fatais. Recentemente, um homem morreu vítima de uma reação adversa respiratória em um concurso que premiava quem comesse mais baratas vivas, mas não ficou claro se sua morte teve a ver com o fato de ter ingerido dezenas de baratas vivas!

  Seres humanos

Gente também é comestível. A carne humana não faz mal e não possui toxinas que possam prejudicar a saúde de quem praticar canibalismo. Todo mundo já conhece a história dos sobreviventes de um acidente de avião nos Andes, onde pessoas foram forçadas a comerem outros passageiros mortos para não morrerem de fome. A menos que você esteja em uma situação parecida (tomara que não!), você provavelmente não comerá carne humana, até porque, mesmo que você queira, o canibalismo é desaprovado na sociedade moderna. De qualquer forma, existem relatos que a carne humana tem gosto de carne de frango. Recentemente, pessoas praticaram canibalismo no Brasil e na Alemanha.

Fonte: discovery