Podemos trocar a água que tomamos por água de coco por toda a vida?

10170

“Gostaria se saber se poderíamos trocar a água que tomamos por água de coco.” (Luiz Guilherme)

Nem pensar, Luiz! A água de coco é muito nutritiva e sua composição básica é 95,5% de água, 4% de carboidratos, 0,1% de gordura, além de aminoácidos, vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais. Entre os sais minerais presentes, as maiores quantidades médias são de potássio (2000mg/L), sódio (300mg/L) e fósforo (110mg/L). Essas qualidades fazem da água de coco um ótimo isotônico natural, podendo ser usado no lugar de isotônicos artificiais e do soro caseiro; inclusive foi usada como soro fisiológico em cirurgias de emergência durante a Segunda Guerra Mundial.

A água não possui calorias e é hipotônica em relação ao nosso corpo, pois sua concentração de sais minerais é menor do que no sangue. Hidrata o corpo, mas não repõe sais que estão em falta: eles serão repostos pela alimentação. Se a água fosse trocada pela água de coco, além engordar devido as calorias, causaria um grande desequilíbrio dos sais minerais no organismo.

Os isotônicos (cuja concentração de sais minerais é parecida com a do sangue) são capazes de hidratar e fornecer os sais perdidos nos dias mais quentes e durante exercícios físicos. Portanto, devem ser ingeridos com moderação, principalmente se atividade física não faz parte da sua rotina. Recomenda-se tomar em torno de 2 copos de 200mL de água de coco por dia, além dos habituais 2 litros de água. Para pessoas que sejam diabéticas, ou hipertensas, ou que tenham problemas cardíacos ou renais o consumo da água de coco é restringido por causa das calorias e dos sais presentes. Não tem jeito, para nossa boa hidratação diária, a água continua insubstituível.

aguadecoco

A água de coco é muito nutritiva, mas não tem o mesmo poder de hidratação da água. Foto: Reprodução/CraveLife

Fontes:  Scielo e abq