O que fazer quando uma pessoa desmaia ou vai desmaiar? Especialista ensina como lidar com desmaio

O que fazer quando uma pessoa desmaia ou vai desmaiar?

O desmaio pode ser definido como um “restart” do cérebro. Geralmente, a pessoa perde a consciência por um curto período de tempo, porque seu cérebro não está recebendo oxigênio suficiente. O cérebro desliga por alguns segundos ou minutos afim de reiniciar suas atividades. Além disso, quando uma pessoa é derrubada por um desmaio, ela coloca sua cabeça no mesmo nível do corpo, o que facilita a oxigenação. Mas, o que fazer quando uma pessoa desmaia ou vai desmaiar? Há um jeito certo de lidar com o desmaio?

É muito importante, que ao sentir os sintomas de um desmaio a pessoa já tome as medidas preventivas para evitar a síncope. Para isso, é preciso tomar medidas que oxigenam o cérebro.

Se a pessoa ainda não desmaiou

Em diversos casos, a pessoa que vai desmaiar tem a sensação antes que aconteça. Ela sente, geralmente, antes de desmaiar palidez facial, sobretudo dos lábios, tontura, sudorese, visão turva e fraqueza e enjoo, por exemplo. Diante destes sintomas, ainda com a pessoa consciente, você deve sentá-la numa cadeira e colocar a sua cabeça para baixo. Depois, peça a ela para empurrar a cabeça para cima por alguns segundos. Ao mesmo tempo que você resiste ao movimento, empurrando a sua nuca para baixo com a palma da mão. Repita isso pelo menos 3 vezes.

Fazendo isso, o fluxo sanguíneo na cabeça aumentará e, então, normaliza a oxigenação do cérebro, podendo evitar o desmaio.

leia também: Pressão baixa: especialistas explicam o que fazεr quando a pressão está baixa

Depois do desmaio

O enfermeiro Manuel Reis, colunista do site Tua Saúde, explicou que a primeira coisa a se fazer diante de um desmaio, é verificar se a pessoa está respirando. Caso não perceba respiração, deve-se pedir ajuda médica, ligando imediatamente para o 192, e iniciar a massagem cardíaca. Contudo, se a pessoa respira, você mesmo pode dar os primeiros socorros para reverter o desmaio, seguindo as seguintes medidas:

Arejar o ambiente ou transportar a vítima para um lugar mais ventilado. Ela precisará de ar para recuperar a consciência. Assim, se for ar fresco melhor ainda. Locais quentes ou com aglomeração de pessoas devem ser evitados;

Deitar a pessoa no chão, de barriga para cima, e colocar as pernas mais altas que o corpo e a cabeça, cerca de 30 a 40 centímetros do chão. Isso é primordial que seja feito. Isso porque, essa posição facilitará a ida de sangue para o cérebro e, consequentemente, oxigenará todo tecido cerebral;

Colocar a cabeça da vítima de lado, para facilitar a respiração e evitar asfixia devido ao risco de vômito. É muito comum que a pessoa que desmaiou vomite. Assim, é indispensável que essa medida seja tomada. Uma asfixia durante o desmaio pode agravar o quadro e até matar.

Afrouxar as roupas e abrir os botões para facilitar a respiração. A entrada de ar no organismo é indispensável para que a pessoa consiga oxigenar o corpo, sobretudo, o cérebro. Assim, tire cintos, abra a blusa, desabotoe o sutiã, tire colares, anéis, relógio, pulseiras, etc.

Não dar água para a vítima logo depois de acordar para evitar que ela se afogue, uma vez que ainda não recuperou totalmente os reflexos. Nem água e nem qualquer outra bebida. É importante que a pessoa já tenha recobrado a consciência total para oferecer líquidos.

Compressa gelada na testa é uma opção quando está fazendo muito calor. Muitas vezes o desmaio acontece justamente por temperaturas altas alterarem o bom funcionamento do corpo. Assim, se estiver quente, principalmente no sol, uma compressa gelada (ou gelo) ajudará muito na recuperação.

 Sentar a pessoa e pedir que respire fundo por algum tempo. A pessoa deve permanecer pelo menos 10 minutos sentada antes de se levantar para evitar um novo desmaio. Isso porque, apesar de a consciência ter voltado, o corpo pode ainda estar com taxa de oxigenação baixa. Então, peça que fique sentada e agora sim, ofereça meio copo de água ou um pouco de suco de laranja natural.

MR / TS