Sua saúde

Pressão baixa: especialistas explicam o que fazer quando a pressão está baixa

Pressão baixa: O que fazer quando a pressão está baixa

Pressão baixa: especialistas explicam o que fazer quando a pressão está baixa
Esse texto foi útil para você?

A pressão baixa, chamada pelos médicos de hipotensão, é quando a pressão arterial está mais baixa do que o normal. Na maioria dos casos, a pressão baixa não causa problemas à saúde, mas pode produzir sintomas se atingir um nível inferior a 9 por 6 de pressão.  A gente, sempre fica na dúvida de o que fazer quando a pressão está baixa. O que a pessoa deve comer? É melhor sentar ou deitar?

De acordo com a cardiologista Dra. Ana Luíza Lima, quando a pressão da pessoa baixa, normalmente as pessoas que podem sentir sensação de fraqueza, vista escura quando a pessoa se levanta rapidamente, tontura, dor de cabeça e sono ou desmaio. Aliás, é comum que em dias muito quentes em que a pessoa tem excesso de transpiração, aconteça uma deficiência no volume dos fluidos e também a desidratação. Isso levará a queda na pressão arterial, levando ao cansaço, tontura e até mesmo desmaios.




O que fazer quando a pressão está baixa?

Segundo a cardiologista, assim que a pessoa mostre os sintomas de tontura, suor frio ou mal-estar, deve-se atuar rapidamente, antes que aconteça uma perda de consciência. Depois de afrouxar a roupa e tirar acessórios como cinto, brincos, anéis, relógio e etc, a pessoa deve ser deitada de barriga para cima, colocando as pernas em cima de uma cadeira, de forma que as mesmas permaneçam mais altas do que o restante do corpo. Como o alívio dos sintomas, ofereça um copo de suco de laranja natural e/ou uma xícara de café.

Fazendo isso, o sangue voltará com facilidade ao coração e ao cérebro, o que irá regular a pressão do paciente. A médica explica que é comum as pessoas usarem o sal embaixo da língua para elevar a pressão. No entanto, essa prática não funciona de imediato, pois o efeito do sal é bastante demorado e por isso, não irá aliviar os sintomas prontamente.



Pressão baixa: O que fazer quando a pressão está baixa

Depois de afrouxar a roupa e tirar acessórios como cinto, brincos, anéis, relógio e etc, a pessoa deve ser deitada de barriga para cima, colocando as pernas em cima de uma cadeira, de forma que as mesmas permaneçam mais altas do que o restante do corpo.

Leia também: Nutricionista dá dicas de alimentação para quem tem prεssão alta. Como fazer compras e cozinhar para um hipertenso



O que comer

A nutricionista Tatiana Zarim, explicou que pessoas com tendência a pressão baixa deve comer de 3 em 3 horas e beber bastante água ao longo do dia, para manter a pressão sob controle. Mas em casos da manifestação dos sintomas, como sonolência, boca seca, cansaço ou tonturas pode seguir as dicas abaixo:

Chocolate meio-amargo: comer um quadradinho de chocolate meio-amargo após o almoço, pois tem teobromina, que é uma substância que melhora a frequência cardíaca e combate a pressão baixa.

Bolacha água e sal: ter sempre por perto uma bolacha de água e sal, ela ajudará a subir a pressão e eliminará a sensação de enjoo.

Chás: beber chá verde, chá mate ou chá preto durante todo o dia, porque possui teína, uma substância que ajuda a manter a pressão controlada.

O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 

TS /  TS

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo