Curiosidades

Aumente sua força de vontade nos estudos, trabalho, dieta ou academia. Especialistas dão 11 dicas para manter o foco

Uma das coisas mais difíceis para algumas pessoas é conseguir manter o foco. Seja nos estudos, no trabalho, na dieta ou na academia, está ali sempre ligado no objetivo sem desviar o caminho costuma ser bastante “doloroso” para alguns. Se você é uma dessas pessoas, saiba que não está sozinho pois, de acordo com uma pesquisa da empresa FranklinCovey.

Para aumentar as chances de alcançar esses objetivos, a psicóloga Kelly McGonigal defende a ideia de que a força de vontade não é um aspecto inalterável do ser humano, mas pode ser aperfeiçoada, como também influenciada por noites mal dormidas, estresse e alimentação inadequada.


Aqui vão algumas dicas da psicóloga para manter o foco e conquistar seus objetivos:

  1. A força de vontade age como um músculo. Quanto mais você usa e exercita, mais poderá utilizá-lo na rotina. É importante começar com desafios menores para depois encarar as metas mais complicadas.
  2. Selecione bem a sua meta: uma coisa que você quer muito alcançar, e não algo que te sugeriram. Foque em uma meta que faça você crescer.
  3. Busque inspiração em alguém que já conseguiu fazer o que você deseja. Conviva com pessoas que também apoiam a sua vontade.
  4. Não deixe para mais tarde o que pode ser feito já: a força de vontade vai minguando com o passar do dia. Algumas metas podem ser mais fáceis de alcançar pela manhã, como fazer exercícios, por exemplo.
  5. Estresse e força de vontade não combinam. A determinação necessária para cumprir uma tarefa some quando há desequilíbrio emocional. Aprender a controlar a ansiedade é importante para manter o foco.
  6. Dormir bem é essencial para se manter focado. O córtex pré-frontal perde o controle das regiões cerebrais responsáveis pelas suas vontades, como o desejo incontrolável de comer alguma coisa. Uma boa noite de sono pode ajudar a se manter equilibrado.
  7. A dieta também tem papel fundamental. Vegetais no lugar de alimentos processados pode melhorar a determinação.
  8. Não se convença de que “será diferente amanhã”. Esse pensamento sempre nos faz ceder às tentações atuais.
  9. Entenda suas limitações e aprenda com elas. O autocontrole é importante para manter o foco nos objetivos.
  10. Delimite bem a sua meta, mas deixe espaço para modificações. Ser flexível é parte do processo de alcançar as metas.
  11. Recompense a si mesmo durante todo o processo. Pesquisas sugerem que, ao receber pequenos prêmios, o cérebro encara a meta como algo saudável e positivo.
Fonte: revistagalileu / selfgrowth


Imagens: Reprodução/ emagrecimentodefinitivo / saiadolugar / ignicaodigital

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo