Animais

Por que meu cachorro está comendo mato?

Cachorro comendo mato, é normal? O que pode ser?

Por que meu cachorro está comendo mato?
5 (100%) 3 votes

“Afinal por que os cachorros comem mato? Já me disseram que é por causa de dor de barriga, mas eu não sei ao certo. Vi meu cachorro comendo mato. A questão é: isso é normal? Pode ser doença? O que pode ser, afinal?” (Viviany)  — “Meu cachorro comeu mato e vomitou. Achei que tinha sido envenenado, mas me disseram que cachorro come mato quando está passando mal. É verdade?” (Fernando)

Olá Vivi e Fernando. O comportamento animal tem sido um dos assuntos mais abordados hoje em dia e este, sem dúvida, é um dos comportamentos mais intrigantes, pois mais uma vez, várias teorias são mostradas.

Muitos veterinários garantem que o mato na dieta do cão funciona como uma erva medicinal. Eles comem gramas e matinhos quando se sentem com o estômago “enjoado”. A grama age como um irritante do estômago, fazendo o animal vomitar a comida “indesejada” ou o “veneno” ingerido. A grama, também, adiciona fibra à dieta do animal, melhorando o trato intestinal e reduzindo o risco de câncer de intestino.




Há quem acredite que a “salada canina” é uma forma de evitar ou banir os vermes intestinais. Mas, veterinários garantem: Há cães que comem grama frequentemente e mesmo assim têm vermes e também existem aqueles que nunca foram vistos comendo grama e que nunca tiveram vermes. Enfim… Vai entender?

Outra possível resposta é que os cães têm um desejo instintivo dos minerais e das fibras presentes no mato. Pode haver alguma verdade nessa resposta. Os antepassados selvagens do nosso cão de hoje (lobos, coiotes e raposas) se alimentavam principalmente de pequenos herbívoros como os camundongos, ratos, coelhos, etc. Naquele tempo, quando esses cães ingeriam suas presas, eles geralmente consumiam junto a grama no estômago desses. Portanto, acredita-se que desde que os cães têm evoluído ao longo dos milênios, comer grama é parte de uma necessidade fisiológica como um complemento a uma dieta regular.

Enfim, também seria uma boa explicação acreditar que os cães comem mato simplesmente porque gostam do sabor, ou que estão com fome e não estão se sentindo bem para comer outro alimento ( como os nós fazemos às vezes!).


11 comentários

11 Comments

  1. Priscilla Fazoli

    em

    A minha cachorra come mato porque é olho grande mesmo. Se deixar, come até pedra…rsrsrs

    • Bárbara

      em

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. igual a minha.

  2. Franklin S. Rodrigues

    em

    Cachorro come mato quando tá com fome e não tem outro tipo de comida… seu estômago fica ruim, assim como o nosso quando estamos com fome, e acaba comendo matinhos…

  3. Rodrigo Café

    em

    O meu cachorro tá parecendo um cavalo ! ou um tipo de cachorro vegetariano , ele é tarado por mato , eu levo ele pra os passeios e ele fica uns 10 minutos comendo mato , quem passa na rua acha que estou com um cabrito na coleira !

  4. Raoni

    em

    Me disseram uma vez que era pra ajudar a desengasgar e eliminar do estomago os pelos que eles engolem quando se lambem ou quando “acidentalmente” engolem algum roedor ou algo do tipo… rsrsrs… pra mim faz sentido.

  5. A minha pit bull é muito louca,eu tinha guardado no quintal resto de cimento e cau.E eu observei que quando eu soltava da corrente ele dava cada cheirada e ficava combaleando doidona.Agora depois que eu tirei os pós do quintal ela come folha e faz vômito…Affff eita cachorra doida da p………. eu em,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,!

  6. Carol

    em

    Não acho que seja necessariamente para dor de barriga.
    Em pet shop vendem graminha para cães, e quando eu trago para casa meu cachorro sempre come um pouco e nunca vomita por isso.

  7. Luiz

    em

    Eu tinha um Dog Alemão que comia capim, as pessoas que viam eu passeando com ele logo perguntavam na zuação “é um cavalo ou um cachorro ? ” eu respondia “acho que é um cavalo, ele até pasta” .. rsrsrsrsr!!! …

  8. Dani

    em

    Os gatos tb fazem isso! Seria pelos mesmos motivos?

  9. Ana Werthmuller

    em

    Sempre trazemos um pouquinho de grama para os meus gatos, eles adoram, e nunca vomitaram por comerem isso… Acredito que seja mesmo uma forma de suprir alguma necessidade do organismo…

  10. Roselene

    em

    Vi uma reportagem ensinando a plantar o milho da pipoca ou alpiste pra nascer aqueles matinhos e os gatos comerem,os cães também podem comer esse matinho?Pois tenho dificuldades em ter gramas em casa,nesse caso eu poderia plantá-los em uma jardineira.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo