01 – COMO A PÍLULA FUNCIONA?
Antes de tomar anticoncepcional é preciso saber sobre os hormônios contidos na pílula (estrogênio e progestina) atingem uma glândula no cérebro (pituitária) e bloqueiam os hormônios responsáveis pela ovulação. O organismo “pensa” que está grávido e a ovulação é interrompida. Assim, não ocorre a gravidez. Além disso, ela deixa o muco cervical (secreção que sai pela vagina e se parece com clara de ovo) mais espesso. Isso ajuda a imobilizar o espermatozóide.
02 – ALGUNS REMÉDIOS PODEM ANULAR O EFEITO DA PÍLULA?
Verdade. Sabe-se que a ampicilina, por exemplo, um antibiótico bastante comum e utilizado no tratamento de diversas infecções, pode reduzir sua eficácia. Nesses casos, a mulheres devem se certificar seu anticoncepcional contenha pelo menos 50 microgramas de etinil-estradiol ou mestranol.
03- PÍLULA NO SHAMPOO ACELERA O CRESCIMENTO DO CABELO?
Segundo os especialistas seria uma grande desperdício. Pensem comigo: se anticoncepcionais realmente acelerassem o crescimento dos cabelos, já fariam parte da composição natural dos shampoos e mascaras capilares. É uma lenda totalmente sem fundamento!
04 – PÍLULA ENGORDA?
Essa questão pode não ser verdadeira, apesar de muitas mulheres afirmarem o contrário. Uma pesquisa recente avaliou a variação de peso de 128 mulheres em uso de contraceptivos orais durante 4 meses e descobriu que 72% das pacientes não apresentaram qualquer alteração de peso no final do período.
05 – PÍLULA FAZ MAL PARA O CABELO?
Não existem evidências científicas comprovando este fato, por que faria?
06 – A PÍLULA CAUSA VARIZES?
A pílula possui sim diversos efeitos sobre o sistema cardiovascular e é possível que estejam envolvidos de alguma forma no desenvolvimento de varizes, mas as pesquisas realizadas não comprovaram nada até o momento.
07 – PARAR DE TOMAR PÍLULA PODE CAUSAR ACNE?
Verdade. A pílula reduz os níveis sangüíneos de androgênios (hormônios masculinizantes) e, dessa forma, podem colaborar para diminuir a gravidade da acne. Mas não existem verdades absolutas na medicina, não é?
08 – A PÍLULA PODE SER USADA NO TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE?
Sim, a pílula realmente pode fazer parte do tratamento não-cirúrgico desta doença. Progestinas isoladamente podem ser úteis e são a primeira escolha de muitos especialistas.
09 – PÍLULA REDUZ CÓLICAS MENSTRUAIS?
A menstruação dolorosa (dismenorréia) é menos freqüente nas mulheres que não ovulam. Por isso, as pílulas podem ser úteis em 70-80% dos casos de dismenorréia. Mas quando a pílula é suspensa, as mulheres geralmente sentem a mesma intensidade de dor que apresentavam antes do seu uso.
10 – MULHERES QUE TOMAM PÍLULA DEMORAM MAIS PARA ENGRAVIDAR QUANDO PARAM?
Verdade. O retorno à fertilidade em mulheres que interromperam o uso de hormônios leva mais tempo quando comparado às mulheres que interromperam outros métodos contraceptivos, mas não há prejuízo da fertilidade.
—————————————–
FONTE: COSMOPOLITAN NOVA, GINECO.COM, BOA SAÚDE
Popularity: 15% [?]
Categoria: 10 perguntas sobre...
Postado por Karlla Patrícia


















Uma pergunta q nunca vi resposta, pq cartelas como essas dai tem 28? são pra fevereiro? O.o
Oi, Karlla! Outro dado importante é que não se pode esquecer de tomar a pílula por mais de 12 horas porque ela perde seu efeito. Ela deve ser tomada sempre no mesmo horário, todos os dias exceto os de descanço. Mas, caso se esqueça por um período maior, e tenha ocorrido sexo sem proteção, a pílula do dia seguinte pode ser usada como emergência: http://saude.hsw.uol.com.br/pilula-do-dia-seguinte.htm
Um beijo!
Bom, meus dedinhos estão coçando aqiu desde que Kzin fez a pergunta. A cartela vem com 21 drágeas, pq a mulher toma o contraceptico no período em que estaria ovulando. Depois disso, pára e há um sangramento parecido com a menstruação, que dura de 5 a 8 dias. Aí , volta a tomar normalmente. Há mulheres que optam por *não sangrar nunca* e tomam os comprimidos ininterruptamente.
Pra fazer efeito, ou seja, parar de ovular e nçao ter o risco de engravida,r é necessário começar cverca de dois meses antes do início da vida sexual .
Karlla, qdo puder, me corrije em alguma coisa.
(prefiro o DIU – dispositivo intra-uterino, que não é mais abortivo, impede a gravidez e o cobre , do qual ele é feito, funciona como espermicida caso o prazo de validade – 5 anos – extrapole; além de não ter hormônio).
Haha, Maria angélica… Obrigada por responder. Eu realmente não tenho tido tempo de responder todos os comentários… Vc explicou direitinho! Sobre o DIU, bom… a proposta do DIU de cobre é essa: o cobre funiciona como espermicida… Mas, na minha opinião, o DIU poderia ser considerado abortivo sim! Vou colcoar um post sobre ele em breve. Beijocas!!!!!
Eu tive no passado,uma hemorragia onde só parou com tratamento com anticoncepcional detalhe (eu não tomava),mas precisei tomar para acabar com o contra-tempo….
fui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Olá pessoal, a minha dúvida é a seguinte,
tenho ovários policisticos, e agora deu “prováveis folículos retidos”.
Tenho 33 anos, engravidei aos 30(natimorto com 6 meses).
Gostaria de engravidar ano que vem.
Suspendi o uso da pílula pq me dar dor de cabeça.
Não tenho todos os sintomas de uma “policística”; não sou:obesa,nem peluda e minha acne é super discreta.
O meu maior medo é de um futuro muito próximo desenvolver outros tipos de doenças associadas:mioma, câncer de mama,do útero, problemas de tireóide.
Estou sempre ora e meia tendo que usar pomada pra inflamação.A minha médica descartou a eletrocoagulação,pediu pra que eu ficasse tranquila.
Fora a recomendação da minha médica, o que podem acrescentar e me aconselhar a fazer?
Beijos e descobri esse site por acaso.
Fico torcendo por um contato.
Atenciosamente,
Nilda Correia
Tomo a pilular a mais de 3 anos, nesse mes menstruei normal e depois de 1 semana desceu um liquido marron, mas continuei tomando a pilula. oq pode ter acontecido? devo ir ao médico?
Olá, Karlla, td bem?
Gostaria de saber se o antibiótico que estou tomando (cloridrato de tetraciclina) pode interferir no efeito do meu anticoncepcional(tamisa 20). bjos, amei o site viu!
eu parei de tomar a pilula (anteconcepcional) e quero engravidar, ja faz 1 mes. O remedio continua fazendo efeito durante quanto tempo?
Minha namorada toma o Ac diminut..veio a menstruação..depois de 1 semana começou a tomar normalmente o Ac alguns dias após transamos e está tomando o Ac porem tb esta tomando antibiotico(Amoxilina)ela queixou-se ao ir ao banheiro de ter visto o Muco da ovulaçao?? e ai??? pode ser gravidez??
bom dia !!
Eu tomo pilula ha muitos anos .. e agora parei de tomar faz um mês ,depois de quanto tempo eu posso engravidar?
É verdade que é preciso esperar um tempo ate que o utero expila toda quimica quardada pelo anteconcepcional ,que fica armazenado ?
Como devemos usar a pilula para não fazer mal??
Queria saber se o anticoncepcional faz efeito se eu comecei a tomar 10 dias apos a mesntruação;
Olá, gostaria de saber o seguinte. Tomo anticoncepcional á 1 ano, tomo o Elani ciclo, tnho 21 anos, eu prentendo parar pois gostaria de engravidar, entao gostaria de saber o seguinte, assim que eu parar de morar a pilula por quanto tempo ela ainda fará efeito? qnto tempo mais ou menos vou levar para engravidar?
Desde ja Obrigada.
Oiii, Gostaria de saber se o antibiotico amoxilina interfere no efeito do meu anticoncepcional (tamisa 20)…
Obrigada!
Na cartela apresentada há um erro, quando coloca a vista o número de 28 comprimidos. é só contar: 7×4=28. Ok?
Tenho 17 anos,tomo a pilula adoless desde os 14,corro algum risco dela não está mais fazendo efeito?
Gostaria de informações porque no momento estou sem tempo de ir ao ginicologista.
E tbm gostaria de saber se ela tem indicações,tipo:Até que idade posso continuar tomando ela?
Por favor tirem minhas duvidas.
O anticoncepcional tâmisa 20 faz efeito no primeiro mês? porque estou usando desde o dia 1 e eu e meu namorado já tivemos relações, corro algum risco? tomo sempre no mesmo horário
Pessoal..eu tomo AC a 6 meses, estou amamentando e não esta vindo minhas menstruação! Só que eu tinha me separado do meu marido e parei de tomar o AC por 10 dias,e acabei voltando com ele e tive relações..será que corro algum risco?..Minha menstruação desceu, que não descia desde que ganhei minha filha, o que será que significa?
Me ajudem por favor…
Bom dia!!! Eu estava tomando anticoncepcional direitinho, tomei direto durante dois meses, sem menstruar … e agora no décimo oitavo dia do segundo mês resolvi parar de tomar… estou no quarto dia que não tomo e até agora minha menstruação não vem… o que faço???
Uma pergunta por favor me respondam o mais rapido possivel.. Uso pilula ante concepcional a alguns meses.. sempre da maneira que se dave usar.. a reação do meu organismo sempre foi normal; só que esse mes quando chegou o quarto dia após a suspensão do remédio (dia em que sempre ocorre o sangramento) não veio nada .. hoje é o quinto dia e nada .. Sei que é normal algumas pessoas não sangrar .. mas quando a pessoa tem a mesma reação todo mês (no quarto dia sempre ocorre o sangramento) pode acontecer de não sangrar e não estár gravida ???
gente me responda o mais rapido possivel…
por favor..
obrigada
Tem algum motivo para uma mulher tomar pilulas anticoncepcionais mesmo sem ter relações sexuais? Pode trazer benefícios se ela continuar tomando ou malefícios se ela parar de tomar?
Desde já, obrigada!
Tomo o tamisa 20 a mais ou menos 5 meses só que me esqueci de tomar um dia na ultima cartela. Tive relação com meu marido um dia se ejaculação corro o risco de engravidar. Pois termino a pilula na segunda e hoje já é quinta e o sangramento não desceu.
Desde já agradeço.
porque temos que tomar a primeira cartela no primeiro dia da mestruação.pois pode acontecer da mestruação para e normal acontecer.
Sempre achei que engravidar engordava mais que tomar pilula.
A CARTELA APRESENTADA NAO TEM ERROS! SAO 28 COMPRIMIDOS MESMO! PARA AS Q NAO DESEJAM TER A PAUSA DOS SETE DIAS… MAIS 7 COMPRIMIDOS! E SAO 28 PQ EH A BASE DO CICLO REGULAR: 28 DIAS!
Gostaria de saber se os anticoncepcionais perdem efeito durante os anos?Se perdem de quanto em quanto tenho q trocar o meu?Uso Diane a um ano e sete meses,elel ainda faz efeito?Posso manter relações sexuais
com meu namorado sem camisinha?
Desde ja agradeço!….
Não tomo pílula,mas não tenho faço sexo só tomamos banho uma vez,mas estamos com medo de ter saído aquele líquido,e a minha mestruação ainda não veio.Será que eu posso estar grávida?O que eu faço?
Nunca tivemos nada…Mas será que pode acontecer?Eu sou virgem,não aconteceu nada e nem a penetração.Me diga o que fazer..
preciso de uma resposta.
Obrigada!!!!
o anti… pode causar algum sitoma colateral… diga algum por favor…
eu qeria saber.. se eu tomar 5 anticoncepcional substitui a pilula do dia seguinte.. verdade ou mentira?
começeei a tomar anticoncepcional no mês de dezembro,carnaval vou viajar e pelas minhas contas vou estar menstruada, gostaria de parar no décimo quinto comprimido e esperar a menstruação descer e depois iniciar uma nova cartela ou posso tomar a cartela toda e não fazer a pausa de sete dias e continuar tomando o anticoncepcional e ai sim e depois desta ultima cartela fazer a pausa de 7 dias ?
Olá, minha namorada toma anticoncepcional regularmente. Apos 4 dias de iniciada uma nova cartela fizemos sexo, sem camisinha, pela manhã. A noite, ela tomou um porre daqueles e ao deitar ( por volta das 23:30) vomitou logo apos tomar a pílula.
Nesses 4 dias em que ela tomou as pílulas, acho que foi entre 22h as 23:30.
Ela corre o risco de estar grávida??
gostaria de saber quando devo começar a tomar a pílula contraceptiva sendo a minha 1° vez que vou tomar qualquer tipo de método hormonal?
agradeço desde já a resposta!
beijo
Estou tomand anticocepcional a 16 dias e meu namorado apenas encostou seu pênis em minha vaina onde saiu o liquido antes da ejaculação( onde há uma porcentagem de espermatozoide), estou tomando o remédio com uma hora a meia hora de atraso mais não esqueço de tomar. Neste caso corro risco de engravidar ?
Boa tarde começei a tomar anticoncepcional dia 09/01 e transei com o meu namorado dia 22/01 mas ele não gozou dentro parei de tomar dia 29/01 so que hj ja é dia 04/02 e não veio minha menstruação isso é normal???????
me responda rapido por favor
EU TOMO O YAZ,K ESTOU NA 3ª CARTELA, MÊS PASSADO ESQUECI DE TOMAR,TOMEI ALGUMAS HORAS DEPOIS, CORRO RISCO DE ENGRAVIDAR?
OLÁ…EU TOMO GESTINOL 28 HÁ 5 MESES COM ORIENTAÇÃO MEDICA PARA INTERROMPER A MESNTRUAÇÃO…TUDO CORREU PERFEITAMENTE ATÉ CHEGAR NA 5ª CARTELA, SENTI UMA CÓLICA MT FORTE E LOGO EM SEGUIDA UM SANGRAMENTO E PAROU DO NADA…UMA SEMANA DEPOIS SENTI MAIS UMA VEZ A CÓLICA MT FORTE E NOVAMENTE DEU SANGRAMENTO EM SEGUIDA…GOSTARIA DE SABER PQ ISSO ACONTECE, SE ISSO É NORMAL, SE DEVO PARAR DE TOMAR, SE DEVO PROCURAR MEU MÉDICO, OU OQ É QUE É ISSO???? rsrs
OBRIGADO….(((RESPONDE POR FAVOR!!!)))
perguntinha tenhu 17 anu e tomu adolees a quase u anu ate que idade posso toma-lesperu resposta ta
Olá. Tenho uma dúvida. Minha namorada toma anticoncepcional normalmente, acontece que semana passada nós fizemos sexo (sem camisinha) na terça feira, e na quarta feira ela tomou antibiótico porque tava com dor de garganta. Tem risco de gravidez, ou o antibiótico nao interfere no anticoncepcional que “já foi tomado” ?
Grato!
Olá tenho 32 anos e tomo ac ha 15 anos sem parar,gostaria de saber se isso faz mal,eu pretendo engravidar,será que corro o risco de não conseguir engravidar? obrigada http://diariodebiologia.com/wp-content/plugins/smilies-themer/adiumicons/sad.png
Minha namorada toma tamisa20 há 2 anos e pretendia parar quatro meses(mas isso não aconteceu).
No 5º e ultimo dia da menstruação nos resolvemos ter relação e a camisinha saiu e ficou dentro dela, no mesmo instante ela resolveu continuar à utilizar o tamisa20 normalmente, mas tendo ciencia que o dia certo(segundo prescrito na bula) para tomar a primeira pilula da nova cartela era um dia antes da camisinha sair. Ela tomou a pilula do dia anterior e a do dia corrente (o dia em que a camisinha saiu) e vai continuar à tomar em seu horario habitual. Tem riscos de engravidar?
Sds,
Me respondam por favor estou desesperada.
obrigada
Sabe eu tomei pilulas por muitos anos, um dia parei pois estava tomando muitos remedios, e como ouvia falar que quem toma pilulas por mt tempo demora para engrvidar.. achei que aos 38 anos aí ´que seria dificil. O fato é que parei, e engravidei logo em seguida. Meses depois numa entrevista vi um ginecologista dizer que a melhor maneira de preservar a fertilidade é tomando pílulas, acho que foiu o aconteceu comigo! Aprendi a lição de não me precipitar jamais outra vez!!!
porfavor me responda..
oláa.
ah menstruação da minha namorada veio no dia 14 no dia 18 ela tomou a pilula anticoncepcional ciclo 21..
èe a primeira ves ke ela toma essa pilula a ginecologista
mandou ela toma no primeiro dia da menstruação dela mais ela tomou no quinto dia !
No mesmo dia que ela tomou a pilula eu tive relação com ela sem camisnha tem risco dela engravidar?
obs: ela tem 15 anos
Esqueci me de tomar a pilula 4 dias o seja desde 225\2010 ate hoje dia 265\2010 e tive uma relação sexual nesse periodo..gostava de saber se posso estar agravida??e como proceder quanto á pilula???espero resposta obrigada..
olá,gostaria de saber se nos 7 dias uteis da primeira cartela da pilula anticoncepcional a risco de angravidar,pois tranzei com o meu namorado no primeiro dia utel e ocorreu ejaculaçao. Obrigada
olá ‘ queria saber se o efeito do ultimo anticoncepcional dura por 7 dias?
vou explicar melhor dando um exemplo, digamos que na segunda feira tomei a ultima pílula de uma cartela, se eu quizér transar nos próximos 7 dias eu vou estar segura de não engravidar?
Claudia – Se vc tomou o mês todo certinho, pode ter relações em qualquer dia que estará “protegida” de engravidar!
Olá, alguem pode me ajudar?
minha namo ficou 4 dias sem tomar o anticoncepcional, como ela deve fazer para tomar agora? 4 de uma vez e continua depois normalmente??
Obrigado.
Gostaria de tirar uma dúvida.. minha menstruação desse mÊs chegou hj, e ouvi dizer que se tomasse uma pílula anticoncepcional hoje a menstruação atrasaria por quase 1 semaana, me indicaram a ‘diane 35′, tomei e quero saber se essa informação é verdadeira? se não quais os efeitos por eu ter tomado? e o que fazer para retardar a minha menstruação desse mês?!
Minha menstruação chegou na terça feira, tomei o um comprimido na terça e outro na quarta no mesmo horário, a mestruação “cortou” na quinta..e eu nao tomei mais nenhum comprimido. Tive relação sexual na sexta tenho risco de estar grávida???
Predi minha virgimdade com 12 anos e ja fiz 13 e quero sabe se eu posso toma anticoncepcional
eu tomo pilula anticoncepcional todos os dias as 9 da noite,ontem eu esqueci de tomar,ai então eu tomei hoje as 8 da manha duas pilula de uma vez.posso ter relaçao?
ou é ariscado eu ficar gravida então devo para de tomar para a mentruação vir?
PRECISO DA RESPOSTA HOJE AINDA SE POSEVEL.
OBRIGADA!
Estou com uma duvida
Terminei com minha namorada e ela veio me dizer que esta gravida ainda não fizemos exames juntos, pois somos de Estados diferente, mas tenho minhas duvidas.
Segue Histórico do acontecido
20/04/10 – Ela teve um aborto espontâneo
15/05/10 a 23/05/10 – Relações sexuais sem preservativo, mas ela tomando anteconcepcional, o médico pediu para trocar a pílula depois do aborto mas ela fez exames de absorção da pílula e estava tudo bem
9/06/10 a 10/06/10 – Nos encontramos e ela estava menstruada
02/07/10 – Confirmação de gravidez
08/07/10 – Ultrassom confirmando que ela estava gravida de 6 semanas e 4 dias
Depois de todo esse histórico, aborto e tomando pílula é possível ela estar gravida, sendo que também antes do aborto ela já tomava pílula ?
ola eu estava no quinto dia da menstruação eu iria tomar meu anticoncepcional as 23:00, mas eu tive relação sem camisinha antes de tomar o remedio,corro muito risco de engravidar
eu queria tirar uma duvida eu estou tomando antecocepicional mas so que eu esqueci de tomar nos dias certo e tomei no outro dia fiz uma bagunça e eu estou mestruada antes de acabar o remedio o que eu faço continuo tomando ate acabar ou eu paro de tomar?me mande uma resposta por favor pelo meu emeio desde ja agradeço
É interessante abordar também sobre a pílula do dia seguinte
estou com um sério problema ..
era pra mim ter tomado meu anticoncepcional no domingo agora ou seja o oiravo dia … só que posei na casa do meu namorado e esqueci de tomar .. e bem nesse dia a gente acabou transando sem camisinha e ele gozou dentro …
só q no outro dia voltei para casa e tomei o antconcepcional ..
será q posso estar gravida??
tive relação sexual tomei o anticoncepcional no dia da relãção e no outro dia e ai a cartela acabou sendo q tomei o remédio duas vezes depois da relação pq a catela tinha acabado e dois dias depois a menstruação desceu por ter tomado só dois comprimido depois da relação sexual corro risco de engravidar mesmo a menstruação ter vindo
olá gostaria de qe me exclarece-se uma coisa,começei pela primeira vez a tomar tamisa 20..mas começei apos ter passado 5 dias que tinha acabado minha menstruação ,tem algum problema ou fara efeito mesmo assim?
Obrigada