Água com gás faz mal ou não? Estudos científicos vão tirar sua dúvida agora

agua com gas faz mal

Muita gente questiona se a água com gás faz mal.

Na verdade, água gasocarbônica comumente conhecida por “água com gás” tem sido citada como uma alternativa saudável aos refrigerantes e à água mineral, considerada pouco apelativa por muitas pessoas.

De fato, ela é uma bebida livre de açúcar e de calorias e que também hidrata.

Mas, muita gente ainda desconfia de seus potenciais inconvenientes à saúde.

Há quem diga que a água com gás faz mal, pois a carbonatação provoca corrosão do esmalte dos dentes, a descalcificação dos ossos, causa a síndrome do intestino irritável, o aparecimento de celulite e o acúmulo de gases.

Água com gás faz mal para os ossos?

A dúvida mais frequente é se a carbonatação da água aumenta a perda de cálcio nos ossos, a longo prazo.

Por isso, há quem evite água com gás por medo de desenvolver doenças ósseas, como osteoporose.

Pois bem, a resposta é: não! A água com gás não faz mal para o cálcio dos ossos.

Na verdade, um estudo  publicado no American Journal Of Clinical Nutrition [1] procurou analisar a relação entre a densidade óssea e o consumo de refrigerantes.

Eles descobriram que as mulheres que tomam refrigerantes tipo cola três vezes por semana tinham uma densidade mineral óssea abaixo da média.

Mas, o outro grupo que fazia uso de água com gás não sofreu qualquer alteração na densidade mineral dos ossos.

Eles concluíram, portanto, que o fato de adicionar gás carbônico à água não prejudica os ossos.

Faz mal para os dentes?

Uma grande dúvida a respeito da água com gás é sobre a presença de um ácido, que mesmo sendo fraco, poderia deteriorar o esmalte dos dentes.

Um estudo publicado no Journal of Clinical Pediatric Dentistry [2]revelou a lista das bebidas que mais degradam os dentes de acordo com diversos testes realizados e incluiu a água com gás entre os líquidos examinados.

Neste estudo, a água com gás não se revelou prejudicial aos esmaltes dos dentes.

Mas não vá tirando a total culpa da água gaseificada.

Um estudo publicado no Journal of Oral Rehabilitation [3], examinou sete marcas diferentes de água mineral, colocando-as sobre os dentes.

Eles descobriram que o pH da água com gás é ácido, mas não tão ácidos quanto a cola, comparado com a água sem gás, cujo pH permanece neutro em 7.

Ou seja, há um ácido fraco, mas seu potencial erosivo tem um efeito 100 vezes menos prejudicial do que outras bebidas gasosas.

Mas, resumindo, como a água com gás é simplesmente a adição de gás dióxido de carbono pressurizado à água pura, onde ácidos, açúcares e sal não estão sendo adicionados, essa bebida não provoca cáries.

Contudo, um estudo publicado International Journal of Paediatric Dentistry [4] concluiu que o ácido carbônico, presente na água com gás pode causar danos no esmalte dos dentes de leite.

Com isso, acredita-se que Sim, a água com gás faz mal para os dentes e pode danificar o esmalte.

Porém, os refrigerantes têm potencial 100 vezes mais maléfico.

Em outras palavras, a água com gás parece ser relativamente inofensiva.

Faz mal para o estômago?

Por causa da adição de dióxido de carbono sob pressão, resulta em uma água igualmente hidratante, mas passa a conter ácido carbônico, um ácido fraco.

E então, muita gente acha que a versão gaseificada da água faz mal para o estômago.

No entanto, parece ser exatamente o contrário.

Um estudo publicado no periódico  European Journal of Gastroenterology & Hepatology [5]  revelou que a água com gás pode ajudar bastante aquelas pessoas com problemas relacionados ao estômago.

Seguindo referências médico-científicas, a água com gás, pode, portanto, favorecer o sistema digestório das seguintes formas:

  1. Melhorando a deglutição estimulando os nervos responsáveis ​​por engolirmos o alimento [ 6].
  2. Causa sensação de plenitude após as refeições, mais do que a água pura [ 7 ].
  3. Alivia os sintomas da constipação [ 8].

Água com gás faz mal para o coração?

Ao que parece, um estudo do Journal Of Nutrition [9] , sugere que a água carbonatada pode melhorar a saúde do coração, embora as evidências sejam muito limitadas.

Um estudo em 18 mulheres na pós-menopausa mostrou que beber água gaseificada rica em sódio diminuiu o colesterol LDL, o colesterol ruim, um dos responsáveis por processo inflamatórios e diabéticos no organismo.

Além disso, houve um aumento do colesterol HDL “bom”.

Além disso, o risco estimado de desenvolver doenças cardíacas dentro de 10 anos foi 35% menor para aqueles que bebem água gaseificada.

Contudo, é sempre bom ter cautela. Este foi um estudo pequeno e mais pesquisas são necessárias antes que qualquer conclusão possa ser alcançada.

Água com gás engorda?

Bem, vamos com calma, nessa hora. Pois, um estudo publicado na Obesity Reasearch [10] usando apenas homens, concluiu que a água gaseificada aumenta a grelina, um dos hormônios da fome.

Essencialmente, quando seus níveis de grelina são altos, você poderá ter mais fome e provavelmente comerá mais.

Consequentemente, então você pode engordar.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar esse resultado em maior escala e abranger a pesquisa com as mulheres.

Água com gás faz mal para hipertensos?

Um estudo publicado na Revista Portuguesa de Cardiologia   [11] revelou que a ingestão de meio litro de água com gás não teve efeito na pressão arterial de pessoas saudáveis.

Contudo, a ingestão de um litro e meio em pessoas idosas teve efeito hipotensores.

Mas, esses testes não foram feitos exclusivamente com pessoas diagnosticadas como hipertensas que são naturalmente mais sensíveis aos sais.

Portanto, não se pode afirmar que a água com gás faça bem ou mal para pessoas hipertensas.

Conclusão

Atualmente, não há evidências de que a água com gás faça tão mal assim.

Não é consideravelmente prejudicial para a saúde dental e parece não ter nenhum efeito sobre a saúde dos ossos.

Curiosamente, uma bebida gaseificada pode até melhorar a digestão, melhorando a capacidade de engolir e reduzindo a constipação.

É também uma bebida sem calorias que causa uma agradável sensação.

Não há razão para desistir desta bebida, afinal, ela é tão hidratante quanto a água sem gás.

Na verdade, isso pode melhorar sua saúde geral.

Então está liberado? Bem, de acordo com os estudos acima citados em relação a estômago, ossos e dentes, ainda não há provas de que a água com gás faça mal.

Mas, tudo que é demais acaba prejudicando, então, não substitua totalmente a água normal pela água com gás.

Artigos medico-científicos: American J. Of Clinical Nutrition [1] J.of Clinical Pediatric Dentistry [2] J. Oral Rehabilitation [3],  International J. of Paediatric Dentistry [4] J. Gastroenterology & Hepatology [5]  J. Of Nutrition [9] Obesity Reasearch [10]  Rev. Portuguesa de Cardiologia   [11]