Bicarbonato no rosto: podemos mesmo lavar e esfoliar o rosto com bicarbonato de sódio?

4150
Bicarbonato no rosto faz mal

O bicarbonato no rosto é uma das receitas caseiras mais acessadas na web. Isso porque, ultimamente, o bicarbonato de sódio tem sido defendido como o “rei da limpeza verde e da beleza natural”. Não é pra menos, pois esse sal está na nossa casa participando das tarefas de limpeza e dos rituais de beleza.

Bicarbonato com limão vem sendo usado em algumas receitas caseiras. Ao mesmo tempo, usa-se o bicarbonato para clarear os dentes e esfoliar a virilha e a axila de forma natural. Há quem usa o bicarbonato para curar aftas e outras feridas na mucosa bucal e para escovar a língua evitando a saburra e o o mau hálito.

Decerto, o uso o bicarbonato de sódio está cada vez mais difundido na nossa cultura. Atualmente, o uso do bicarbonato no rosto para curar acne,  para esfoliação da pele e para clareamento tem se ocupado um espaço importante. No entanto, o uso abusivo dessa substância pode estar causando problemas de saúde.

A especialista em estética, cosmética e cuidados da pele, Dra. Cynthia Cobb [1], reconhece o potencial do bicarbonato de sódio, mas garante que  essa substância não deve ser usada no rosto.

Bicarbonato no rosto: por que não?

Segundo a médica, embora o bicarbonato seja excelente para fazer brilhar nos azulejos do banheiro e para clarear as axilas e virilhas, não é uma boa ideia começar a passar no rosto. Ela dá pelo menos três razões:

Bicarbonato de sódio tem pH muito básico

Sabemos que Bicarbonato de sódio, é normalmente usado para aliviar a azia. Isso porque é uma substância química de pH básico, portanto, ajuda a neutralizar a acidez do estômago. Da mesma forma que age no estômago, a substância age na pele. Embora os dermatologistas usem bicarbonato de sódio para neutralizar os peelings químicos, geralmente, é muito básico para lavar o rosto.

Uma pele saudável é ligeiramente ácida. De acordo com estudo do Journal Of The American Academy Of The Dermatology [2], este manto ácido ajuda a formar uma barreira protetora e é importante para a saúde geral da pele. Então, lavar com bicarbonato de sódio pode remover a barreira protetora do óleo da pele, alterar seu pH. O resultado é que haverá um desequilíbrio das bactérias da nossa pele. Ao contrário do que muitos pensam, o bicarbonato irá favorecer o surgimento de acne. Ao mesmo tempo, deixará a pele vulnerável a infecções e poderá favorecer a produção excessiva de sebo. Então, alterar o pH da pele é a pior coisa que você pode fazer.

A pele do rosto é extremamente sensível

Geralmente, o bicarbonato de sódio não faz tanto mal para a pele. Tanto que já tem sido recomendado por dermatologistas e esteticistas para clarear a pele da virilha e das axilas naturalmente. O que acontece, é que a sensibilidade da pele desses locais é diferente do rosto.

Ao mesmo tempo Dra. Cynthia revela que muitas pessoas são mais sensíveis ao bicarbonato de sódio que outras. E ainda, uma pessoa pode não sofrer qualquer reação ao usar a substância na virilha, por exemplo, mas acaba tendo vermelhidão e queimação quando usada no rosto. Se você insiste em uma receita caseira com bicarbonato no rosto, faça primeiro um teste alérgico passando a substância por alguns minutos atrás da orelha. Se houver reação, use uma loção hidratante sem fragrância até que a irritação desapareça.

Faz uma esfoliação excessiva na pele

Esfoliar a pele do rosto é uma ação necessária para uniformizar o tom da pele e melhorar a aparência.  Aliás, de acordo com a American Academy of Dermatology  [3] , é preciso dar um espaço de tempo entre tratamentos de esfoliação para evitar irritação ou evitá-la completamente se você tiver pele sensível. O excesso de esfoliação, decerto, pode causar vermelhidão, erupções, queimação e pele seca.

O bicarbonato no rosto funciona como um esfoliante físico quando transformado em pasta. Então, mesmo misturado ao óleo de coco ou ao limão, o bicarbonato de sódio vai causar uma esfoliação muito além do necessário para a pele do rosto. Dra. Cynthia recomenda o uso de produtos feitos especificamente para tal. “Use o bicarbonato para esfoliar o azulejo do banheiro”, diz ela.

Bicarbonato no rosto com cautela, pode?

Dra. Cynthia explica que apesar de tudo que foi citado acima, o bicarbonato no rosto sob orientação de um especialista pode funcionar bem. Isso porque, a substância pode ajudar na acne controlando a dor e a inflamação da pele devido às suas propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas. Mas, em quantidade mínima!

Mesmo assim, ela diz que muitos especialistas vão optar pelo uso de produtos menos agressivos. Além disso, temos no mercado uma gama de cosméticos de bom preço, e por isso, não vale a pena arriscar.

Opinião médica: Dra. Cynthia Cobb [1] Artigos Médico-Científicos: Journal Of The American Academy Of The Dermatology [2]