Bicarbonato com limão para pele e dentes: Pode usar ou não?

Bicarbonato com limão para pele e dentes: Pode usar ou não?

Bicarbonato com limão, já vem sendo amplamente usado e elogiados para clarear os dentes em casa, curar a acne e até apagar cicatrizes. Sob influência de informações na internet, muitas pessoas insistem que combinar os dois. O fato é que, o uso combinado de bicarbonato com limão tanto nos dentes como na pele não é uma boa ideia.

Embora não tenha havido muitos estudos sobre o uso desses ingredientes juntos, existem vários estudos que analisam os benefícios cosméticos de bicarbonato de sódio e suco de limão individualmente. Tais estudos, combinados com informações sobre o pH do bicarbonato de sódio e do suco de limão, sugerem que cada um desses ingredientes pode ter benefícios por conta própria. No entanto, a ideia de usa-los juntos precisa ser analisada com cautela.

Bicarbonato com limão para clarear os dentes

O bicarbonato de sódio já é conhecido por remover manchas de café, vinho e cigarro dos dentes. A ideia é que juntá-lo com  limão faria a mistura ainda mais eficaz, promovendo o clareamento das manchas mais difíceis.

De acordo com  um estudo publicado no  Journal of Clinical Dentistry [1] , cinco estudos analisados comprovaram que o bicarbonato de sódio isoladamente remove com eficiência a placa bacteriana dos dentes. Assim, o bicarbonato é eficaz na limpeza dental. Outro estudo, publicado no PLoS One [2], mostrou que o limão pode corroer o esmalte dos dentes, tirando uma proteção importante e que não se regera nunca.

Muitos defensores do uso de bicarbonato com limão para clarear os dentes insistem que o ácido do suco de limão é compensado pelo alto pH do bicarbonato de sódio. No entanto, não há evidências de que o bicarbonato de sódio neutralize completamente a acidez do suco de limão. Ao mesmo tempo, é muito difícil saber se a proporção usada em casa está correta. Ou seja, se há base suficiente para tamponar o ácido. A mistura também pode irritar e causar sangramento na gengiva.

O que fazer então?

Se você estiver interessado em clarear os dentes, fale com seu dentista primeiro. Hoje há diversas opções seguras que podem inclusive ser feitas em casa. Ao mesmo tempo, ele pode discutir com você tratamentos mais intensivos.

Contudo, para aproveitar os benefícios odontológicos do bicarbonato de sódio, você pode preparar uma “pastinha” em casa. Então, escove os dentes com uma mistura contendo 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 2 colheres de chá de água. O ideal é que use um bicarbonato mais fino, pois a granulação alta pode arranhar o esmalte dos dentes. Também, não é aconselhado usar essa mistura todos os dias. Outra dica é: usar uma pasta de dente já testadas que contenha bicarbonato de sódio e peróxido de hidrogênio (água oxigenada). A água oxigenada é eficaz no clareamento e o bicarbonato na limpeza.

Bicarbonato com limão para a pele

O que as pessoas dizem é que o quando aplicado na pele, o suco de limão pode reduzir as rugas. Além disso é capaz de diminuir as cicatrizes e iluminar a pele. Ao mesmo tempo, a textura arenosa do bicarbonato de sódio funciona como um esfoliante para limpar os poros. Muito usado inclusive para clarear a virilha. Os defensores dizem que bicarbonato com limão é um esfoliante que funciona como antibactericida e ainda carrega os benefícios do limão.

O que acontece é que o uso do bicarbonato na pele precisa ser cautelosamente analisado. Pesquisas dizem que usar o bicarbonato com esfoliante pode, acima de tudo, alterar o pH da pele. Isso porque, o pH médio da pele é entre 4 e 6, o que significa que é ligeiramente ácido. Mas, usando o bicarbonato que tem pH muito alto, leva a uma perturbação que resultará, na maioria das vezes, em descamação, acne e dermatite. E por fim, esfregar o bicarbonato como esfoliante, ou simplesmente para espalhar no rosto, causará uma irritação desnecessária.

No caso do limão, sabemos que poderia ser uma ótima alternativa para a pele. A fruta, decerto, é riquíssima em vitamina C, que pode ajudar a reduzir a inflamação da pele. Além disso, o ácido cítrico, pode, comprovadamente, secar espinhas. Contudo, é preciso ter muito cuidado com o limão. Seus componentes juntos podem causar manchas no rosto e deve ser evitado, sobretudo, por pessoas que tem tendência ao melasma.

O que fazer, então?

Para aproveitar os benefícios do bicarbonato com limão para sua pele, não há o que fazer além de optar por produtos já testados para tal. Quem tem problemas com acne, deve tentar tratamento com o ácido salicílico. Para benefícios antienvelhecimento, o recomendado é um ácido alfa-hidroxi, como o ácido glicólico.

Então, o bicarbonato com  limão podem parecer inofensivos, mas, danificam os dentes e a pele quando usados ​​incorretamente. Contudo, há algumas evidências de que o bicarbonato de sódio efetivamente remove a placa bacteriana dos dentes. Mas, adicionar limão pode prejudicar o esmalte.

Quando se trata de sua pele, o suco de limão não fornece vitamina C e ácido cítrico  suficientes. Além disso, pode desencadear a formação de manchas no rosto.

Artigos médico-científicos: Journal of Clinical Dentistry [1]  PLoS One [2]