Dor no quadril: quais as causas mais comuns? Quando devo ir ao médico?

3075
Dor no quadril: quais as causas mais comuns? Quando devo ir ao médico?

Dor no quadril é o termo geral para a dor sentida dentro ou ao redor da articulação do quadril. Nem sempre é sentida no próprio quadril, mas pode ser sentida na virilha ou na coxa. Muitas pessoas, inclusive, a confundem com dor no nervo ciático. Certas lesões ou condições podem causar dor no quadril, conforme nos diz o Dr. William A. Morrison [1], cirurgião ortopédico da University of Mississipi.

De acordo com estudo publicado na Arthroscopy [2], muitas vezes, uma simples avaliação clínica, uma boa descrição do histórico e um exame físico já é o bastante para que o especialista faça o diagnóstico. No entanto, em muitos casos, a dor no quadril tem diagnóstico indescritível.

Causas comuns de dor no quadril

Tendões Inflamados

A causa mais comum de dor no quadril é tendões inflamados ou tendinite. Isso geralmente é devido a muito exercício. Essa condição pode ser muito dolorosa, mas geralmente cura em poucos dias.

Artrite

A causa mais comum de dor no quadril em longo prazo é a artrite. A artrite pode causar dor, articulações rígidas e doloridas e dificuldade para andar. Existem vários tipos de artrite:

  • A Osteoartrite pode ser o resultado do desgaste relacionado à idade da cartilagem que envolve as articulações;
  • O trauma de uma articulação, como uma fratura, pode causar artrite traumática semelhante à Osteoartrite;
  • Artrite infecciosa é devido a uma infecção na articulação causando a destruição da cartilagem;
  • A artrite reumatoide é devida ao sistema imunológico do corpo que lança um ataque nas articulações. Este tipo de artrite pode eventualmente destruir a cartilagem e os ossos das articulações;
  • A Osteoartrite, a saber, é muito mais comum que a artrite reumatoide.

O estudo publicado na The Bone &Joint Journal [3] diz que o impacto no fêmur é uma causa comum de dor no quadril em adultos e é potencialmente um precursor da osteoartrite.

Bursite Troncatérica

Outra causa possível de dor no quadril é a bursite trocantérica. Esta condição ocorre quando a bursa, que é um saco cheio de líquido perto da articulação do quadril, fica inflamada. Qualquer número de fatores pode causar bursite trocantérica, incluindo lesão no quadril, uso excessivo das articulações, problemas de postura ou outras condições, como artrite reumatoide. Isso é muito mais comum em mulheres do que em homens.

Fraturas do Quadril

Fraturas de quadril são comuns em adultos mais velhos e naqueles que têm osteoporose, que é um enfraquecimento dos ossos devido à idade ou a outros fatores. As fraturas do quadril causam dor no quadril muito súbita e severa e requerem atenção médica imediata. Existem complicações que podem surgir de um quadril fraturado, como um coágulo de sangue na perna. Uma fratura de quadril geralmente requer cirurgia para ser corrigida. Você provavelmente precisará de fisioterapia para se recuperar.

Existem outras condições menos comuns que podem causar dor no quadril. Estes incluem síndrome do quadril e osteonecrose, ou necrose avascular.

Síndrome do Quadril de Agarramento

A síndrome do quadril de Agarramento, que ocorre mais comumente em bailarinos ou atletas, é caracterizada por um som ou sensação de encaixe no quadril. Este encaixe pode ocorrer quando você está andando ou se levantando de uma cadeira, por exemplo. A condição geralmente é indolor, mas pode causar dor em alguns casos. Agarrar o quadril com dor geralmente é um sinal de ruptura da cartilagem ou fragmentos de material no quadril.

Osteonecrose

A osteonecrose ou necrose avascular ocorre quando o sangue não atinge os ossos, temporária ou permanentemente. Isso pode levar à perda do osso de suporte. A cartilagem nesta desordem é normal inicialmente, mas acabará por colapsar à medida que progride. Eventualmente, os ossos podem quebrar ou amassar.

Nem sempre é claro o que causa a osteonecrose. Lesão nas articulações, uso pesado de medicamentos esteroides ou álcool e tratamentos de câncer podem colocá-lo em maior risco para essa condição, mas a causa nunca é determinada em muitos casos. Isso pode causar muita dor no quadril.

Quando devo procurar atendimento médico?

Procure o seu médico sobre dor no quadril que dura mais do que alguns dias. Seu médico pode propor um plano para controlar a dor e tratar sua condição. No entanto, deve consultar o seu médico imediatamente se a anca sangrar ou se puder ver ossos ou músculos expostos, ocorrer um ruído de estouro ou se não conseguir suportar peso. Além disso, procure ajuda imediata se a sua articulação do quadril estiver deformada ou inchada ou se você tiver dores fortes.

Atenção médica imediata é necessária para a dor no quadril acompanhada por qualquer um dos seguintes:

  • Inchaço;
  • Dor;
  • Calor;
  • e, por fim, vermelhidão.

Estes podem ser sinais de condições graves, incluindo artrite séptica, que é uma infecção conjunta. Se não for tratada, decerto, a artrite séptica pode levar a articulações deformadas e osteoartrite.

Dor no quadril na gravidez

Sentir dor no quadril na gestação costuma ser normal. Pode inclusive, ocorrer durante toda a gravidez ou acontecer em determinadas fases do desenvolvimento do bebê. Assim, a dor pode aumentar com a passagem do tempo de gestação e com o crescimento da barriga. A dor no quadril durante a gravidez ocorre por várias razões, como:

  • Alterações hormonais;
  • Ganho do peso;
  • Postura diferente;
  • Aumento da elasticidade dos ligamentos;
  • Alteração da força muscular;
  • e, por fim, retenção de líquidos.

Tudo isso é muito comum e normal, pois na gravidez, a mulher passa por diversas alterações que irão remodelar seu corpo. Ao mesmo tempo, novos hormônios na corrente sanguínea e aumento nas taxas hormonais levam a alterações que causam dor nas articulações, dor na virilha, inclusive no quadril.

Opinião médica: Dr. William A. Morrison [1],   Artigos médico-científicos: Arthroscopy [2]    The Bone &Joint Journal [3]