Como tirar manchas no rosto? Veja opções caseiras para amenizar o melasma

15184
Como tirar manchas do rosto? Tratamentos para melasma [naturais]

Muita gente quer saber como tirar manchas do rosto em casa! As manchas no rosto mais intrigantes, sem dúvida é o melasma. O melasma é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas na pele do rosto de cor acastanhadas. Além do rosto, onde é mais comum, pode também surgir nos braços e colo. Existem várias causas, como histórico de muita exposição solar, genética, fototipo de pele e hormônios. Os tratamentos para melasma são caros, mas há tratamentos com receitas caseiras.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o dermatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar esta condição. Os tratamentos variam, mas sempre compreendem orientações de proteção contra raios ultravioleta e à luz visível, que deve ser redobrada quando se inicia o tratamento. As terapias disponíveis são o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento. No entanto, há procedimentos que podem ser feitos em casa e que amenizam bastante o problema.

A dermatologista Dra. Aleksandra Viana, colunista do site Tua Saúde, deu algumas dicas que ajudarão muito a cuidar dessas manchas na pele do rosto em casa. Ela deixa claro, portanto, que melasma não tem cura e que o tratamento mais eficaz é feito com ajuda do especialista. Seguem as dicas

Como tirar manchas do rosto naturalmente

Bepantol Derma

A dermatologista diz que aplicar Bepantol derma solução (líquido) no rosto é uma ótima indicação para quem tem tendência ao melasma. Isso porque, devido à vitamina B5 e outros princípios ativos da composição, o Bepantol pode ajudar a regenerar a pele inflamada. Além disso, ajuda a evitar a formação de manchas na pele do rosto.

Máscara de pepino e iogurte

Nada como algo bem natural para resolver um problema crônico, não é? Assim, a médica afirma que usar uma máscara hidratante de pepino com iogurte, irá acelerar a regeneração da pele. Além disso, irá ajudar bastante no clareamento do melasma.

Como tirar manchas do rosto com pepino:  Bata no liquidificador ½ pepino e 1 copo de iogurte natural até obter uma mistura homogênea. Em seguida, deixe a mistura agir no rosto por 15 minutos e depois lave com água gelada. Essa mascara pode ser repetida toda noite e, no dia seguinte, não esqueça de usar o protetor solar o tempo todo.

Chá de aroeira

Dra. Aleksandra disse que tomar chá de aroeira também contribui para o clareamento das manchas. Esse chá tem propriedades que inibem a tirosinase da pele, ajudando a clarear manchas na pele. A tirosinase é uma enzima que acelera a produção de melanina na pele.

Como tirar manchas do rosto com aroeira: Prepare do chá com uma xícara de água fervente e xícara de cascas do tronco e folhas de aroeira. Além de beber, o chá pode ser aplicado na pele sobre as manchas.

Água de arroz

De acordo com  dermatologista Dra. Christiane Gonzaga, membro das Sociedades Americana e Brasileira de Dermatologia, usar o caldo de arroz no rosto no seu dia-a-dia, pode mesmo abrandar manchas de espinhas e até as manchas de melasma. Afinal, a indústria cosmética utiliza o ácido kójico para fabricar clareadores de pele. Este ácido, vem, exatamente, do arroz. Segundo com um estudo feito pelo curso de Pós-graduação em Dermatologia Funcional [1], o ácido kójico é um agente despigmentante natural do arroz. Assim, funciona de diferentes na inibição e redução da biossíntese da melanina.

Como tirar manchas do rosto com água de arroz Coloque duas colheres de arroz limpo em um copo de água filtrada. A seguir, mexa a mistura, tampe e deixe descansar por 20 minutos. Depois é só coar e usar. Essa água vai turva, pois, o amido do arroz vai se transferir para a água. O ácido Kójico fica, exatamente ali, na água leitosa. Guarde na geladeira, tampado, se não for usar imediatamente. Na geladeira, a água do arroz dura até 4 dias.

Comer vegetais

Os tratamentos para melasma também dependem de uma boa alimentação. Então, o que você come reflete em como sua pele será. Então, a dermatologista explica que quem tem melasma precisa comer tomates, espinafres, beterraba, laranja e castanha do pará. Isso porque, esses alimentos são ricos em componentes que auxiliam na regeneração da pele, como luteína, leucopenos, ácido carboxipirrolidônico, vitamina C, vitamine E e selênio.

Fique longe de fontes de calor

Isso é regra: pessoas que sofrem com esse problema, precisam estar constantemente longe de fontes de calor. Isso significa que até o calor do secador de cabelo, chapinha, forno, fogão podem piorar as manchas. Além do sol, a luz do computador, luzes fluorescentes irão agravar as manchas na pele do rosto.

Estudo médico-científico: Dermatologia Funcional [1]