Alimentação

Chá para pressão alta: 10 ervas que podem baixar a pressão e te fazer se sentir melhor!

Chá para pressão alta: 10 ervas que podem baixar sua pressão

Chá para pressão alta: 10 ervas que podem baixar a pressão e te fazer se sentir melhor!
5 (100%) 1 vote

O chá para pressão alta usando ervas é um dos temas mais estudados por cientistas. Isso porque, milhões de pessoas em todo o mundo lidam com a hipertensão, também chamada de pressão alta. Devido às mudanças nos hábitos alimentares e de vida, há mais de 2 milhões de novos casos de hipertensos no Brasil por ano.

Especialistas explicam que essa condição se dá com mudanças de estilo de vida e medicamentos. Contudo, se você está pensando em experimentar algum tipo de chá por razões médicas, seja a erva inteira ou um suplemento fale primeiro com seu médico. Atualmente, não há ervas regularmente recomendadas por especialistas para pressão alta. Porém, de acordo com a Dra. Judith Marcin [1], médica de família do Medical Center de Chicago, algumas ervas, especialmente em grandes quantidades, podem produzir efeitos colaterais indesejáveis ​​ou interferir com outros medicamentos.

Como já dito, diversos estudos procuram comprovar a eficácia de chá para pressão alta feito de ervas. De acordo com um estudo publicado na Pharmacognosi Reviews [2], cerca de 75 a 80% da população mundial utiliza medicamentos fitoterápicos, principalmente nos países em desenvolvimento. As pessoas procuram, decerto, cuidados de saúde primários devido à sua melhor aceitabilidade com o corpo humano e menores efeitos colaterais. Nas últimas três décadas, muitos esforços coordenados foram canalizados para pesquisar as plantas com valores terapêuticos hipotensivos e anti-hipertensivos.




Chá para pressão alta

1 – Manjericão

Manjericão é uma erva deliciosa que vai bem a uma variedade de alimentos. Também pode ajudar a diminuir sua pressão arterial. Em roedores, o extrato de manjericão mostrou reduzir a pressão arterial, embora apenas brevemente. O Eugenol (substância química), encontrado no manjericão, pode bloquear certas substâncias que endurecem os vasos sanguíneos. Isso pode levar a uma queda na pressão arterial. Mais estudos são necessários. Adicionar manjericão fresco à sua dieta é fácil e certamente não há problemas. Utilizar as folhas frescas em certos preparos de alimentos, além de perfumar traz um sabor excelente.



Como fazer o chá para pressão alta com manjericão: Ferva 1 litro de água filtrada, desligue o fogo e acrescente, imediatamente, 10 folhas de manjericão frescas. Tampe e deixe amornar. Depois é só coar e consumir, se possível sem adoçar. O indicado é até 4 xícaras por dia.

2 – Canela

A canela é outro tempero saboroso que requer pouco esforço para incluir em sua dieta diária e pode diminuir a pressão arterial. Um estudo feito em roedores sugeriu que o extrato de canela reduziu tanto a pressão alta súbita quanto a prolongada. No entanto, o extrato foi administrado por via intravenosa. Não está claro se a canela consumida por via oral também é eficaz. Você pode incluir mais canela em sua dieta, polvilhando-o em seu cereal de café da manhã, aveia e até mesmo em seu café.



Como fazer o chá para pressão alta com canela: Coloque um pau de canela em uma panela com água e deixe ferver durante cerca de 5 minutos. Em seguida, deixe amornar, retire a canela em pau e beba em seguida. Se desejar, adoce à gosto.

3 – Cardamomo

O cardamomo é um tempero que vem da Índia e é frequentemente usado na culinária do sul da Ásia. Um pequeno estudo com 20 pessoas que investigaram os efeitos do cardamomo sobre a saúde descobriu que participantes com pressão alta tiveram reduções significativas em suas leituras de pressão arterial depois de tomar 1,5 gramas de cardamomo em pó duas vezes ao dia por 12 semanas. Você pode incluir sementes de cardamomo ou em pó em temperos, sopas e ensopados e até misturado no chá para pressão alta.

 Como fazer o chá para pressão alta com cardamomo: Ferva a água em uma chaleira, desligue o fogo e depois acrescente as sementes de cardamomo. Mantenha abafado por 10 minutos, em seguida coe e consuma morno e sem adoçar.

4 – Linhaça

A semente de linhaça é rica em ácidos graxos e ômega-3 e tem sido demonstrado em alguns estudos para reduzir a pressão arterial. Uma revisão recente sugeriu tomar de 30 a 50 gramas de sementes inteiras ou trituradas por dia por mais de 12 semanas para obter os melhores benefícios. A semente de linhaça pode proteger contra a doença cardiovascular aterosclerótica, reduzindo o colesterol sérico, melhorando a tolerância à glicose e agindo como um antioxidante. A melhor parte sobre a semente de linhaça é que ela pode ser misturada em praticamente qualquer prato, de sopas a assados, inclusive em conjunto com outras ervas que servem como chá para pressão alta.

 Como fazer o chá para pressão alta com linhaça: Coloque 4 colheres de sopa de sementes de linhaça em um litro de água fervente, abafe e aguarde 10 minutos, em seguida coe e tome de 2 a 3 xícaras por dia.

5 – Alho

Este tempero picante pode fazer mais do que apenas saborear sua comida e deixar um mau hálito. O alho pode ter a capacidade de reduzir a pressão arterial, ajudando a aumentar uma substância no organismo conhecida como óxido nítrico, que pode causar o relaxamento e dilatação dos vasos sanguíneos. Isso permite que o sangue flua mais livremente e reduzindo a pressão sanguínea. Ou seja, o alho serve como um excelente chá para pressão alta.

 Como fazer o chá para pressão alta com alho: Na verdade, esta dica é para uma “água de alho” e não um chá. Coloque o dente de alho no copo de água e deixe repousar por 6 a 8 horas (enquanto dorme, por exemplo) e tome esta água em jejum, na manhã seguinte.

6 – Gengibre

Além de ser ingrediente para um excelente chá para tosse, o gengibre pode ajudar a controlar a pressão sanguínea. A princípio, estudos com animais, demonstrou-se que melhora a circulação sanguínea e relaxa os músculos que rodeiam os vasos sanguíneos, diminuindo a pressão sanguínea. Estudos em humanos até agora foram inconclusivos, porém ajuda como chá para pressão alta. Muito utilizado em alimentos asiáticos, o gengibre é um ingrediente versátil que também pode ser adicionado a doces ou bebidas.

 Como fazer o chá para pressão alta com gengibre: Primeiramente, ferva 1 litro de água filtrada, desligue o fogo. Acrescente, imediatamente, uma raiz de gengibre do tamanho de um dedo polegar picada. Tampe e deixe amornar. É importante que a raiz não seja fervida. Em seguida, coe e sirva.

7 – Espinheiro Branco

Espinheiro branco é uma erva que serve como chá para pressão alta. A erva, a saber, tem sido usada em medicamentos tradicionais chineses há milhares de anos. Em roedores, extratos de espinheiro branco parecem ter toda uma série de benefícios na saúde cardiovascular. Ele ajuda a reduzir a pressão arterial, prevenindo o endurecimento das artérias e diminuindo o colesterol.

 Como fazer o chá para pressão alta com espinheiro branco:Primeiramente, ferva 1 litro de água filtrada, desligue o fogo. Acrescente, então, duas colheres de espinheiro santo desidratado. Tampe e deixe amornar. Em seguida, coe e sirva.

8 – Aipo ou Salsão

Aipo é uma erva usada para dar sabor a sopas, ensopados, guisados ​​e outros pratos salgados. O aipo tem sido usado para tratar a hipertensão na China e estudos em roedores mostraram que pode ser eficaz. Você pode usar as sementes ou pode fazer um suco com toda a planta. O aipo também pode ser um diurético, o que pode ajudar a explicar seu efeito na pressão sanguínea. Em conclusão, os pesquisadores acreditam que uma variedade de substâncias no aipo pode desempenhar um papel na redução da pressão arterial. No entanto, estudos humanos são necessários.

 Como fazer o chá para pressão alta com Aipo ou salsão: Corte os caules de uma unidade aipo e as folhas em pedaços menores. Coloque em uma panela, adicione dois litros de água fervendo e cozinhe durante 30 minutos em fogo baixo. Desta forma o aipo irá libertar para a água todas as suas propriedades benéficas. Tampe e deixe amornar. Em seguida, coe e sirva.

9 – Lavanda

A lavanda, linda e perfumada, não é o único aspecto útil da planta. Extratos de lavanda foram mostrados para diminuir a freqüência cardíaca e pressão arterial em roedores. Embora muitas pessoas não pensem em usar lavanda como erva culinária, você pode usar as flores em produtos assados. As folhas podem ser usadas da mesma maneira que você usaria Alecrim.

 Como fazer o chá para pressão alta com lavanda: Primeiramente, ferva 1 litro de água filtrada, desligue o fogo. Acrescente, então, quatro colheres de lavanda desidratado. Tampe e deixe amornar. Em seguida, coe e sirva.

10 – Unha de gato

A unha de gato é um fitoterápico usado na prática tradicional chinesa para tratar a hipertensão, bem como problemas de saúde neurológicos. Estudos de unha de gato como tratamento para a hipertensão em roedores indicam que ela pode ser útil na redução da pressão arterial. A erva, a saber, age nos canais de cálcio das células, ou seja, é um excelente chá para pressão alta. Mas, você pode obter a erva em forma de suplemento em muitas lojas de alimentos saudáveis.

 Como fazer o chá para pressão alta com unha de gato: Utilize a medida de uma colher de sopa das folhas trituradas para um litro de água. Misture os ingredientes e deixe ferver. Em seguida, deixe a infusão no fogo por mais três ou quatro minutos após a fervura. Depois, retire do fogo após o tempo indicado e deixe em repouso por dez minutos. Por fim, coe e sirva.

Opinião médica: Dra. Judith Marcin [1]  Artigo médico-científico: Pharmacognosi Reviews [2]

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo