Estudo revelou que quem rói unha tem uma característica específica na personalidade. Algo que você nem imagina!

Quem rói unha compartilha característica de personalidade em comum

A onicofagia (roer unha) é um hábito amplamente difundido pela população e associado ao estresse e ansiedade. Segundo especialistas, a onicofagia se manifesta de nove entre dez ansiosos. Mas este comportamento também é considerado um mau hábito provocado pelo nervosismo, e as fronteiras do comportamento compulsivo. Agora, um estudo descobriu que quem rói unha compartilha uma característica de personalidade em comum

Entretanto, de acordo com um estudo publicado pelo Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry (JBTEP) (1)este e outros comportamentos repetitivos sinalizam também uma característica de personalidade. Na verdade, quem rói unha, compartilha uma peculiaridade em comum. E, esta, não tem nada a ver com ansiedade, estresse e nervosismo.

Experimentos realizados com 48 roedores de unha revelou um perfil amplamente perfeccionista. “Acreditamos que quem rói unha ou compartilha também, outros comportamentos de personalidade repetitivos tendem a ser perfeccionistas. Isso significa que eles são incapazes de relaxar e realizar suas tarefas em um ritmo normal”, disse o autor do estudo Dr. Kieron O’Connor, da Universidade de Montreal, no Canadá.

Os participantes com onicofagia compulsiva foram identificados como perfeccionistas organizacionais. Assim, ela têm um atributo de personalidade assinalada pela intenção constante de fazer planos detalhados. Além disso, quem rói unha compartilha o hábito de se sobrecarregar com trabalhos e inclinação à frustração pela falta de atividade. Logo, constatou-se que roer as unhas e outros comportamentos repetitivos semelhantes, como mexer no cabelo e estalar os dedos são a forma que essas pessoas tem de “liberar energia” presa dentro de si.

O perigo dessa mania

Embora este hábito tenha se mostrado uma forma de “se libertar”, a onicofagia não é aconselhável. Quem rói unha acaba tirando a proteção das pontas dos dedos deixando-as abertas para infecções. A pele ao redor das unhas geralmente fica irritada e pode facilmente inflamar e infeccionar, pela entrada de germes. Além disso, algumas pessoas desenvolvem dermatites e coceira crônica. Ao mesmo tempo aquelas pessoas que além de roer engolem a unha podem ter pequenas lesões no estômago ou no intestino e as bactérias podem causar infecções na garganta e estômago, por exemplo.

O tratamento da onicofagia requer acompanhamento psicológico.

 Artigo científico: Roberts et. al