Agora você vai descobrir porque somente os homens tem pomo-de-adão e para que ele serve

Pomo-de-adão: Por que só os homens têm? Para que serve?

O pomo-de-adão, aquela projeção no pescoço dos homens, é o nome popular dado à cartilagem tireoide, uma das oito que compõem a laringe, onde se localizam as cordas vocais. Mas, por que só os homens têm? Para que serve esta estrutura?

A função dessa cartilagem tireoide é proteger as cordas contra eventuais acidentes (batidas, cotoveladas, socos…).  Coisas da evolução! Todas as pessoas possuem essa cartilagem, inclusive as mulheres, só que, nos homens, ela aparece mais por ter um ângulo mais agudo, enquanto nas mulheres, o ângulo é mais aberto (arredondado), a cartilagem não aparece tanto.

Esse crescimento agudo é determinado por hormônios masculinos, principalmente a testosterona. Como esses hormônios, em geral, só são encontrados em grandes quantidades no organismo dos homens, principalmente na fase da puberdade, apenas eles apresentam essa formação mais aguda do cartilagem da tireoide, ou seja, o pomo. O tamanho vai depender do tipo físico da pessoa. Em homens com pescoços mais comprido, a saliência tende a aparecer mais que naqueles com o pescoço menor.


Leia também: Anorgasmia: Quando o homem não consegue ejacular ou demora muito

A origem do nome pomo-de-adão é super curiosa. Ela está relacionada a uma lenda bíblica. Pela lenda Adão teria tomado de Eva a fruta proibida. E, depois de mordê-la, um pedaço da maçã teria ficado preso em sua garganta, a partir daí todos os homens nasceram com essa projeção! Outra curiosidade, nas cirurgias de feminização, o homem precisa raspar o pomo-de-adão mediante cirurgia para “esconder” essa característica masculina.

SA

 


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.