Dor na coluna: Qual a melhor posição para dormir para cada tipo de dor? Ortopedistas ensinam

Dor na coluna: ortopedistas ensinam melhor posição para dormir

Não importa se a dor na coluna é  na lombar, na cervical ou na torácica, a gente sempre acorda todo quebrado. Além disso, o corpo parece dolorido e cansado, aliás, nem parece que acabamos de sair da cama. Segundo o Centro de Tecnologia Para Alívio da Dor, dormir bem pode ajudar a promover o relaxamento muscular e ainda, reiniciar os receptores de dor. Pensando nisso, fomos buscar conselhos e opiniões de médicos e especialistas em coluna.  Com isso, queremos mostrar a melhor posição para dormir de acordo com o seu problema, para evitar, de fato, a dor na coluna.

A primeira coisa que todos precisam estar cientes é que quem sofre com dor na coluna, precisa investir. Aqui, estamos falando de bons colchões e bons travesseiros.  Segundo o especialista em coluna vertebral, Dr. Rodrigo Miziara, é possível que mesmo dormindo na posição certa, sua noite de sono não irá ser suficiente. “O colchão e o travesseiro é muito importante para ajudar no relaxamento dos músculos e restaurar os receptores de dor“, diz o médico. No entanto, ele alerta que a posição em que você dorme pode agravar ou causar problemas bem graves de coluna.

Hérnia de disco e Artrose na coluna

Quem já tem o diagnóstico de hérnia de disco e artrose na coluna, certamente já teve orientação médica para as melhores posições para um sono confortável.  Aliás, essas pessoas já sabem bem  o alívio que é o simples ato de se deitar na cama. A SpineCenter, clínica especializada em reabilitação da coluna, diz que isso acontece porque a pressão nos discos e a carga e atrito nas articulações fica muito baixa quando deitamos.

Os especialistas da clínica explicaram que apesar do alívio obtido ao se deitar, quem sofre de hérnia de disco, talvez  sinta dor  assim que sai da cama. A saber, isso acontece porque durante as horas em que estamos deitados os discos da coluna se enchem de água. Com isso, a pressão fica relativamente alta e quando levantamos essa pressão aumenta a dor nos discos. Mas quando o problema é artrose na coluna  ficar na cama promove um alívio maravilhoso. Contudo, ao reiniciar o movimento com o corpo frio de manhã, é possível que a dor volte.

Assim, os especialistas da SpineCenter, disseram que há posições que podem aliviar cada um desses problemas. Ao mesmo tempo, melhorar tantos outros como dor na lombar e dor nas costas em geral.  Do mesmo modo, existem dicas e truques para deixar sua noite confortável e sua manhã sem dores, mesmo se você tenha um problema de coluna. Segundo os especialistas, há posições básicas para quem quer ter uma boa noite de sono. Seguindo as orientações é possível prevenir os tipos mais comuns de dor nas costas. Mas, eles acrescentam que se você quer colocar mais prevenção na sua noite de sono e acordar sem dores, você pode seguir as recomendações abaixo:

Barriga para cima, ótimo para dor na coluna

De acordo com o ortopedista Alexandre Podgaeti, coordenador da Comissão de Campanhas da Sociedade Brasileira de Coluna, o lado bom de dormir de barriga para cima é que as articulações passam por um relaxamento ideal, contribuindo para o descanso correto. Porém, a coluna não fica perfeita. “Você acaba retificando seu corpo, é o melhor jeito de manter as curvas da coluna perfeitas” diz o médico. Apesar de esta ser a posição mais propensa ao ronco e ao refluxo, para a evitar a dor na coluna é ideal.

Faça assim: A ideia é amortecer a coluna ao máximo. Por isso, os especialistas da SpineCenter sugerem apoios para o joelho e para a lombar. Isso deixará sua coluna na posição mais confortável possível. Então, coloque um travesseiro sob seus joelhos. Para apoiar a lombar coloque outro travesseiro embaixo da lombar para manter a curva de suas costas. Nessa situação o travesseiro da cabeça deve ser mais baixo. Ou, se achar melhor adquira um travesseiro de cervical.  Contudo, se não for possível, uma toalha enrolada também serve.

Dor na coluna: ortopedistas ensinam melhor posição para dormir
Dor na coluna: O lado bom de dormir de barriga para cima. Dessa forma,  as articulações passam por um relaxamento ideal, contribuindo para o descanso correto.

Leia também: Dor na lombar: especialistas explicam qual a melhοr posição para dormιr e acordar bem

Dormir de lado

Segundo o ortopedista Cássio Trevizani, do Hospital das Clínicas da FMUSP, deitar-se lado pode ser a melhor posição para quem tem dor na coluna. Ele diz que assim, é possível manter a coluna mais alinhada.  A posição de lado também favorece a circulação do sangue. Isso porque, permite que os pés e a cabeça fiquem na altura do coração. Dessa forma, o corpo funcionará melhor durante o período do sono. Já o ortopedista Dr. Alexandre Podgaeti, explica em mais detalhes como isso deve ser feito. Primeiro, é preciso estar atento a altura do travesseiro. O ortopedista diz que o ideal é que ele tenha a altura do ombro, para a cabeça não ficar inclinada. “Colocar um travesseiro entre os joelhos do mesmo modo é bom. Isso porque, um joelho bate no outro e assim eles ficam alinhados ao tronco“, conclui o especialista.

Faça assim: os especialistas da clínica SpineCenter garantem que se você colocar um travesseiro entre os joelhos, uma toalha enrolada embaixo da cintura. Ao mesmo tempo coloque um o travesseiro um pouco mais alto para manter a cabeça alinhada com o resto do corpo. O ideal é também ter um travesseiro de corpo para abraçar.

Dor na coluna: ortopedistas ensinam melhor posição para dormir
Deitar-se lado pode ser a melhor posição para quem tem dor na coluna.