Dor na coluna lombar: especialistas explicam qual a melhor posição para dormir e acordar bem

Dor na coluna lombar: qual a melhor posição para dormir?

A dor na coluna lombar é a mais comum das dores de coluna. As vértebras inferiores, ou região lombar, é a área da coluna mais propensa a apresentar dores e exaustão muscular. Isso porque, há uma carga de peso grande o tempo todo nessa região, mesmo se você estiver sentado. De acordo com o TAD (Tecnologia para alívio da dor), dormir bem é o primeiro caminho para a cura da dor na lombar. Um sono bom pode ajudar a relaxar os músculos e reiniciar os receptores de dor. Por isso, buscamos opiniões de diversos médicos sobre a melhor posição para dormir para pessoas que sofrem de dor na lombar.

De acordo com o neurocirurgião e especialista em coluna vertebral, Dr. Rodrigo Miziara, quando se tem dor nas costas desencadeada por um problema de coluna, é preciso investir em um bom colchão e um bom travesseiro. Sem isso, suas noites não serão suficientes para promover o relaxamento dos músculos e restaurar os receptores de dor.

A SpineCenter, clínica especializada em reabilitação da coluna, diz que cada caso precisa ser avaliado separadamente. No entanto, dormir na posição certa fará você acordar muito melhor. Assim, segundo os especialistas da clínica as melhores posições para que sofre de dor na coluna são: dormir de lado (em posição fetal) e dormir de barriga para cima.

Dor na coluna lombar: Dormir de lado

Segundo Dr. Rodrigo Miziara, essa posição promove o alongamento da coluna, já que permite que as articulações da coluna fiquem menos pressionadas. Além disso, irá reduzir consideravelmente o ronco e o refluxo estomacal. Esta é, segundo o médico, a posição mais indicada para mulheres grávidas. Ele explica que se a grávida dormir de barriga para cima pode restringir a quantidade de sangue que chega ao feto, causando falta de oxigênio e nutrientes.

Como fazer: Os especialistas da SpineCenter sugerem que você durma colocando um travesseiro entre os joelhos. Isso, decerto, irá evitar que a perna de cima caia sobre a perna de baixo. Posicione uma toalha enrolada embaixo da cintura. Coloque o travesseiro um pouco mais alto para manter a cabeça alinhada com o resto do corpo. Se possível, use outro travesseiro para abraçar.

Dor na coluna lombar: qual a melhor posição para dormir
Segundo os especialistas, as melhores posições para que sofre de dor na coluna lombar são: dormir de lado (em posição fetal) e dormir de barriga para cima. Imagem: SpineCenter

Dor na coluna lombar: Dormir de barriga para cima

Essa é a posição mais indicada para quem sofre de qualquer tipo de dor nas costas, de acordo com o Dr. Rodrigo Miziara. A posição reduz o refluxo estomacal. Além disso, permite que a cabeça, o pescoço e a coluna permaneçam em alinhamento natural.  Isso deixa as costas retas, removendo o arco feito na região lombar. A dor na lombar será aliviada em alguns minutos

Como fazer: A sugestão da clínica SpineCenter é que você coloque um travesseiro sob seus joelhos. Você também pode colocar um travesseiro baixo embaixo da lombar para manter a curva de suas costas (o travesseiro nessa situação deve ser mais baixo e você pode tentar usar um rolo cervical – uma toalha enrolada também serve).

 spinecenter