Alimentação

Nutricionista dá dicas de alimentação para quem tem pressão alta. Como fazer compras e cozinhar para um hipertenso

Nutricionista dá dicas de alimentação para quem tem pressão alta

Hábitos saudáveis podem evitar o agravamento deste quadro e impedir que ele se transforme em fator de risco causando outros males, como insuficiência cardíaca, doença renal crônica e acidente vascular cerebral (AVC). Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As dicas de alimentação é o ponto mais importante para quem tem pressão alta. Por isso, é importante consultar um nutricionista.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o sódio (componente do sal de cozinha) não é o único vilão da hipertensão. Além do sal, o consumo excessivo de gorduras, carboidratos refinados, a falta de alguns nutrientes e o sedentarismo são práticas que favorecem o surgimento precoce da hipertensão arterial.

A nutricionista Simone Cardoso, colunista do site Minha Vida, explicou que, de cara, a pessoa deve cortar totalmente o consumo de alimentos congelados e conservas, além de todos os tipos de biscoitos. Tais alimentos são carregados de sódio. Abaixo, temos as outras dicas da especialista.




Cardiologista mostra 6 sintomas de pressão alta que muitas pessoas ignoram

Como comprar comida

A partir do momento que você se descobre hipertenso, deve passar a ler todos os rótulos de alimentos para conhecer o teor de sódio. Assim você já fará a escolha de alimentos com a quantidade mais reduzida de sódio e sal.

Ainda durante as compras esteja sempre consciente de que alimentos em salmoura e molhos em geral são ricos em sódio. Assim, fica proibido, por exemplo, azeitonas e KetChup. Carnes enlatadas, embutidas, defumadas e processadas não devem ir para sua casa. Ao invés disso, opte por aves, peixes e carnes frescas. Os refrigerantes devem ser evitados de qualquer forma. No entanto, se a vontade for muita, saiba que os refrigerantes light e diet, pois podem conter alto teor de sódio, já que alguns edulcorantes contém sódio na sua composição.



Como cozinhar a comida

O sal é um realçador de sabor e tudo sem ele, parece perder o gosto. Assim, fica difícil aprender a comer sem o sal. A dica da especialista é: Em vez de adicionar somente sal nos alimentos na sua preparação, diminua sua quantidade e adicione conjuntamente ervas, limão ou vinagre para realçar o sabor.

Os condimentos e temperos industrializados devem ser banidos da sua dispensa. Entre eles estão incluídos: caldos em tabletes, temperos prontos, molhos de soja e qualquer coisa com glutamato monossódico. Tire o saleiro da mesa.



 Por que as pessoas que tem pressão alta não podem comer muito sal?

Cálcio, potássio, magnésio e fibras

Essas substâncias são essenciais para todos, mas para pessoas com hipertensão, ajudam muito na dieta. O cálcio pode ser principalmente no leite e derivados. Opte por aqueles com baixo teor de gordura. Sardinha e hortaliças verdes escuras também são fontes desse nutriente.

Uma dieta rica em potássio e fibra produz uma redução moderada da tensão arterial. O potássio provoca um aumento da eliminação de água que provoca um relaxamento dos vasos sanguíneos e reduz a tensão arterial. O potássio e as fibras solúveis estão em altos níveis nos legumes, verduras e frutas (prefira consumi-los com casca e crus, pois os alimentos, quando cozidos, abaixam o teor do potássio).

Reduza ao máximo a ingestão de gorduras

As gorduras animais, tais como manteiga, bacon e banha, devem ser evitados a todo custo. Prefira as gorduras com um alto nível de monoinsaturados ou ácidos gordos polinsaturados (óleo de girassol, azeite, óleo de colza, óleo de linhaça ou óleo de soja).

tensoval / minhavida

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo