Por essa você não esperava: 4 surpreendentes itens de uso diário que contém glúten, mas não são alimentos

4 itens de uso diário que contém glúten, mas não são alimentos

Quem tem doença celíaca sabe o que é seguir uma dieta sem glúten para melhorar a qualidade de vida. Uma regra geral é ler todos os rótulos dos alimentos e assim evitar a ingestão da substância. No entanto, há fontes de glúten menos óbvias que muitas pessoas jamais imaginavam. Muitos itens, não alimentares, de uso diário, podem desencadear os sintomas da doença celíaca.

Por lei, os rótulos dos alimentos geralmente dizem se os produtos contêm glúten. Contudo, raramente essas informações aparecem em fontes inesperadas de glúten. Entre estes, temos cosméticos e artigos de higiene pessoal.  Selecionamos aqui, 5 itens que podem causar problemas digestivos em pessoas com doença celíaca de acordo com estudos científicos.

Medicamentos

Muitos remédios utilizam amido de milho para obter a consistência ou a forma desejada de seus medicamentos ou na fabricação da cápsula que envolve a substância do medicamento. Algumas vezes é difícil identificar na bula a existência de glúten na fórmula, pois os elementos se encontram com o nome da substância ativa em vez do nome popular. Fique atento nesses componentes que podem indicar a presença de glúten, entre eles: proteína vegetal hidrogenada ou hidrolisada, glutamato monossódico, maltose, maltodextrina, álcool de açúcar, amido modificado, amidoglicolato de sódio, dextrina e corantes com malte de cevada.

Estudo alerta: Tirar o glúten da dieta, sem necessidade, pode causar diabetes mellitus

Retentores ortodônticos

O glúten é um aditivo comum em objetos plásticos que pode ser encontrado em retentores ortodônticos e outros produtos dentários. Médicos relataram em um estudo de 2013  publicado em Clinical Pediatrics, uma garota de 9 anos, que estava sob uma dieta sem glúten. Mesmo sem ingerir nada com glúten os sintomas não passaram até que até que seu retentor fosse removido. Os pesquisadores suspeitam que o retentor fosse culpado, pois continha “metacrilato de metilo” – um composto usado para criar polímeros em vários plásticos, incluindo retentores.

Produtos de beleza

Algumas marcas de produtos usados para maquiagem têm substâncias derivadas de cereais. Assim é dito que qualquer produto de beleza pode conter glúten, variando de higienizadores de loção a higienização uniforme. As áreas do corpo onde esses produtos estão sendo usados, como os lábios ou as mãos, podem potencialmente causar danos ao trato gastrointestinal, pois há possibilidade de serem ingeridas. Com isso, o batom, é o item de maquiagem mais perigoso para os celíacos.

Bebê de 7 meses morre depois de passar a vida consumindo rigorosa dieta sem glúten

Massinhas de modelar

Algumas marcas de massinhas de modelar, contêm glúten por possuírem carboidratos de cereal (como farinha de trigo) em sua composição. Além do “cheirinho” característico, que atrai a curiosidade das crianças, por ser atóxica, a massinha de modelar não costuma gerar suspeitas por parte dos pais, Mas as crianças podem colocar a massinha de modelar na boca ou ingerir resíduos que tenham ficado sob as unhas. É importante ter massinhas à base de cera e guardá-las em potes tampados e separados das que possam conter glúten.

medicaldaily / revistaglamour Artigo: Memon Z et al / Ivanilde Miciele et al