Endocrinologistas condenam vinagre de maçã e óleo de coco. “Uma grande bobagem”, dizem

oleo de coco vinagre de maça

Se você buscar no Google por vinagre de maçã e óleo de coco verá milhares de links e vídeos recomendam fortemente esses produtos. Seja para emagrecer ou para colocar a saúde nos eixos, o vinagre e o óleo de coco virou “modinha”.

Quando surgem essas novidades, sempre há especulações de diversas áreas questionando os poderes dos produtos. É bem verdade que vários profissionais recomendam o vinagre de maça e o óleo de coco em tratamentos. Eles se baseiam em artigos médicos científicos e suas experiências profissionais. No entanto, muitos outros profissionais não acreditam e até condenam o uso desses produtos no dia-a-dia.

Óleo de coco para emagrecer é bobagem

O óleo de coco, seja na forma líquida ou na de pílula, é o emagrecedor da moda. Na forma de pílula, é ingerido duas vezes ao dia. Líquido, também pode ser ingerido ou usado no preparo de alimentos.  Se ingerido antes das refeições promete diminuir a fome, acelerar o metabolismo e ajudar a perder barriga.

No entanto, o Dr Alfredo Halpern, professor da Faculdade de Medicina da Universidade e autor do livro Pontos Para o Gordo não acredita nesses poderes. Para ele o óleo de coco é uma grande enganação. É rico em gorduras saturadas, ou seja, em excesso faz mal, e não tem nenhuma dessas propriedades sobre as quais as pessoas vêm falando. É uma gordura como outra qualquer: pode ser consumida, mas também é capaz de engordar o indivíduo.

Vinagre de maçã: ácido perigoso

O vinagre de maçã é outro produto que virou moda na vida de muita gente. Como tem poucas calorias, não tem problema em ser consumido diariamente. Se ingerido antes das refeições, promete acelerar o metabolismo, já que, supostamente, o ácido acético influi na termogênese.

No entanto, a endocrinologista Cíntica Cercato, membro da Regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, disse, em entrevista à Veja, que não tem nenhum sentido achar que tomar vinagre antes das refeições ajuda a emagrecer e nenhuma evidência científica consistente mostrou isso. Ela diz que seguramente essa dieta é uma bobagem e a pessoa pode desenvolver problemas de estômago devido ao poder ácido do vinagre.

Nós já publicamos os seguintes textos:

 A verdade científica sobre o óleo de coco, na qual apresentamos uma resenha baseada em artigos científicos que comprovaram a eficácia do produto.

Comprovado cientificamente: uma colher de chá de vinagre em um copo d’agua, onde mostramos um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry que diz que o produto pode emagrecer e curar problemas intestinais, como a colite ulcerosa.

No texto O limão tem propriedades essenciais para nosso organismo também explica as propriedades positivas da fruta para a saúde, citando importantes poderes contra problemas do sistema digestório.

Como sempre dizemos, a ciência é controversa. Errando e acertando, os cientistas nos fornece medicações, curas para doenças e orientações de saúde. Cabe a nós, saber quem está certo. Aí é que mora o problema!

veja.abril