Dente siso, cóccix, apêndice: Estão dizendo por aí que, com a evolução, nós não precisamos mais deles

Dente siso, cóccix, apêndice: Qual a função dessas estruturas?

É bem verdade, e já está comprovado, que muitas estruturas do nosso corpo são vestígios da evolução. Quem já tirou o dente siso ou precisou se submeter a uma cirurgia para extração do apêndice, fez isso com orgulho, sabendo que tais estruturas nem se quer deveriam estar ali. E o cóccix, é realmente um resto de rabo sem utilidade? Afinal, qual a função dessas estruturas no seu corpo?

Por causa disso, diversos sites em diversas línguas estão dizendo que o ser humano não deveria mais ter o cóccix, dentes sisos, apêndice e outros. Agora, vamos mostrar que se essas estruturas ainda existem, é porque nós precisamos delas e que você não deve ficar feliz por ter se livrado do apêndice, por exemplo. Elas vão desaparecer um dia? Não sei. Traçar um cenário garantido sobre o futuro destas estruturas ainda é cedo pois não há uma pressão seletiva atuando para que estas características desapareçam.

Dentes sisos (terceiro molar)

Nossos nossos ancestrais tinham uma alimentação mais consistente e abrasiva e as perdas dentais precoces eram frequentes, o que tornava os terceiros molares fundamentais para complementar o aparelho mastigatório. Mas, hoje, em algumas pessoas, os dentes sisos nem nascem mais, muitas delas, se quer tem o germe dental. Como eles não aparecem, dá a impressão de não fazerem falta. De acordo com os odontólogos, o dente siso só deve ser extraído quando realmente trouxer problema, como inflamação, dor e comprometimento da arcada. Ele é importante como apoio dentário e em muitas arcadas, eles são essenciais. Também podem servir de base, caso o paciente perca o dente vizinho.

Leia também: Gengiva sangrando não é só problema nos dentes: especialistas explicam o que pode ser

O cóccix

Era tratado simplesmente como um vestígio da cauda de nossos antepassados. Assim, este pequeno osso localizado no final da coluna vertebral, tem sido erroneamente julgado como “dispensável”. Do mesmo modo, os livros de biologia dão a impressão errônea que o osso não tem nenhuma função além de provar a existência da evolução. No entanto, o cóccix tem a importante função de servir como um ponto para anexar vários músculos pélvicos, formando o diafragma pélvico. O cóccix, com seu diafragma pélvico, mantém fixos muitos órgãos em nossa cavidade abdominal. Alguns especialistas, ainda garantem que o osso ainda funciona no equilíbrio do corpo, assim como fazia a cauda nos nossos antepassados.

O apêndice

O apêndice tem sido considerado o órgão mais inútil do corpo humano, acredita-se que ajudava na digestão de celulose e que hoje, não passa de um órgão vestigial. Contudo, um estudo recente chegou à conclusão de que o órgão tem fundamental importância em povoar nosso sistema digestivo com bactérias que auxiliam nosso sistema imunológico que nos defendem de infecções. Elas são fundamentais no sistema imunológico, defendendo o órgão caso ocorra um ataque de origem bacteriana, vigiando e cuidando da defesa contra microrganismos que possam invadir.

 revistavivasaude / independent