Estudo diz que morar junto iguala sistema imunológico dos casais

Se você pensa que juntar as escovas de dente com alguém é simplesmente uma mudança no estado civil ou na sociedade em que vive, mas vai muito mais além. Cientistas da Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica, realizaram um estudo que garante que o corpo também sofre grandes transformações quando passamos a viver a dois, e mais ainda depois de ser a três, ou seja, depois de ter um filho.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram o sistema imunológico de 670 belgas, e descobriram que casais que tiveram um filho e moram juntos têm os mesmos tipos de células imunológicas, e possuem resistência às mesmas doenças. Cerca de 50% do sistema imunológico dos casais eram parecidos em relação às demais pessoas.

Os cientistas acreditam que essa semelhança imunológica do casal é causada devido aos microrganismos encontrados nas superfícies da casa, no banheiro e, provavelmente, por causa do bebê. Mas a surpresa vem agora: como ambos os pais trocam a fralda do bebê e, como  a forma mais fácil de transmitir bactérias intestinais é via fecal-oral. Durante a troca de fralda há uma contaminação que desenvolve um sistema imunológico semelhante nos pais. É preciso admitir, também, que casais podem ter o costume de dividir o banheiro ao mesmo tempo, tomar banho junto e outras atividades. Este é outro veículo para igualarem a imunidade.

Durante a troca de fralda dos filhos os casais se contaminam com os mesmos tipos de bactérias.
Durante a troca de fralda dos filhos os casais se contaminam com os mesmos tipos de bactérias.

Ao mesmo tempo, os cientistas asseguram que somente 1/4 do nosso sistema imunológico depende do nosso DNA, o resto vem de fatores externos, como as já citadas bactérias, a alimentação, estresse, e até mesmo privação de sono. A conclusão é que o organismo do casal vai se adaptando conforme vai vivendo as mesmas ocasiões juntos, inclusive a troca de fralda do bebê.

Fonte: newscientistnature/ super.abril.
   Imagens: Reprodução/icaseioglobo/