Você anda dormindo mal? Aproveite essas 5 dicas para ter um sono revigorante a partir de agora!

2474
Acabar com a insônia: Você anda dormindo mal?

Em 2017 o Prêmio Nobel de Medicina foi concedido a cientistas que estudaram o ritmo circadiano. Esses pesquisadores ressaltaram a importância de um bom sono, com boa duração e um sono profundo para a manutenção de uma boa saúde. Mas, como acabar com a insônia? Você anda dormindo mal?

As pessoas que dormem bastante, de 8 a 9 horas por noite não devem ser chamadas de preguiçosas. Os argumentos a favor de quem dorme muito são vários: a falta de sono é responsável por causar doenças crônicas, acidentes, problemas mentais e fadiga.

Algumas dicas são importantes para ter um sono de qualidade, entre elas:

1- Tenha horários regulares

Por mais que seja difícil, criar uma rotina de sono ajuda muito: acorde sempre no mesmo horário e vá dormir sempre no mesmo horário. Nos finais de semana não durma tarde, pois isso prejudica o relógio biológico. Tentar recuperar o sono perdido durante o domingo, por exemplo, é um erro, já que o cérebro não consegue retomar o sono perdido.

2- Mantenha a temperatura baixa

Não durma com temperaturas muito altas. É aconselhável manter uma temperatura agradável para o sono, que gira em torno de 18 a 18,5 ºC. Durante o sono, nossa temperatura cai. Se você mora em um lugar quente, garanta o resfriamento do ambiente, ligando o ventilador ou o ar condicionado. Dessa forma, o corpo atingirá uma temperatura ideal para um sono saudável.

Leia também: Grávida pode dormιr de bruços (barriga para baixo)? Médica explica se faz mal

3- Durma no escuro

Logo antes de dormir, apague as luzes e crie um ambiente escuro. Evite dispositivos eletrônicos com luzes no modo de espera (como a televisão). Desligue celulares e outros dispositivos.

4- Não fique acordado na cama

Se você acordou no meio da noite e não consegue dormir, é melhor se levantar e ler um livro. Evite ficar olhando o celular e checando mensagens ou emails. O hábito de comer durante a noite também prejudica a rotina de sono. Assim que se sentir cansado novamente, volte para cama, você dormirá mais facilmente dessa forma.

5- Diminua o álcool e a cafeína

Tente evitar o uso de bebidas alcoólicas durante a noite não tome café ou bebidas com cafeína após as 12h. Muitas pessoas relatam que conseguem dormir após uma xícara de café uma taça de vinho, mas esse sono não será tão profundo, já que a cafeína ainda estará agindo no cérebro.

bbc