Teste químico recomenda: “Não lave arroz antes de cozinhar”!

Você não pode lavar arroz antes de cozinhar. Entenda porque
Um teste químico realizado em arroz lavar e não lavado deixa claro: você não pode lavar arroz antes de cozinhar. Entenda o motivo

O arroz nosso de cada dia, inocente até pouco tempo, passou a ser alvo de várias acusações. Cientistas dizem que devemos cozinhar o arroz com o dobro de água que usamos hoje, para eliminar substância tóxica. Além disso, o costume de guardar arroz cozido para comer depois, também é uma prática desaconselhada pelos microbiologistas. Agora, a novidade é que não pode lavar arroz antes de cozinhar.

De acordo, com publicação do Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, lavar o arroz branco é desaconselhável e também desnecessário. Esta também é a afirmação feita pelo engenheiro químico, pesquisador e assessor técnico do Instituto Riograndense do Arroz, Gilberto Wageck Amato em entrevista para o site SOS Solteiros.

Mas o que acontece quando lavamos o arroz? Acontece que tiramos grande parte dos nutrientes quando fazemos isso. O arroz fornece ao organismo ferro, potássio, fósforo, magnésio e vitaminas B1, B2, B3 e B6. Porém, quando o grão seco é lavado antes de ser cozido, parte estes nutrientes se vão na água. Só de potássio, por exemplo, a perda é de até 41% e de Vitamina B1, pode chagar a 60% de perda.

O arroz é um produto não perecível  e livre de veículo transitório para conduzir bactérias e outros micro organismos, não há tanta necessidade de lavá-lo antes do preparo. Além disso, o ponto de ebulição da água em fervura para cozinhar o arroz elimina qualquer micro-organismo nocivo à saúde que possa existir no momento. Então, em termos nutricionais, lavar o arroz antes do cozimento não é aconselhado.

bacalhaucombatata / sossolteiros