“Quando tomo algo gelado fico com dor de cabeça”. Entenda porque isso acontece!

2719

“Porque quando tomo algo muito gelado fico com dor de cabeça?” (Ivan Dunas)

Olá Ivan! Sabe aquela dor de cabeça chata que aparece logo após a ingestão de uma bebida muito gelada ou quando toma um sorvete? Pois é, muitas pessoas passam por essa sensação e acreditam que o cérebro está congelando… É quase isso! Na verdade, essa dor repentina é uma consequência da dilatação de uma artéria cerebral que fica bem atrás dos olhos.

Para que o nosso corpo funcione corretamente é necessário que a sua temperatura esteja adequada, ou seja, em torno de 37º a 38º C. Com o nosso cérebro não é diferente, por isso quando tomamos alguma bebida muito gelada, principalmente quando tomado com algum canudo, a temperatura diminui próximo ao céu da boca e isso cria um mecanismo que ativa o nosso cérebro enviando a informação que algo está acontecendo e que será necessário resolver.

A informação que chega ao cérebro é interpretada da seguinte forma: “Ops! Parece que a temperatura está baixando e teremos que fazer alguma coisa rapidamente.” É nesse momento que o cérebro envia o comando para que a artéria cerebral anterior se dilate e aumente o seu fluxo sanguíneo permitindo maior passagem de sangue na tentativa de aumentar a temperatura daquele local. Desta forma, assim que a temperatura começa a subir a dor desaparece automaticamente.

Foi realizado um estudo entre a Escola de Medicina de Harvard e a Universidade da Irlanda, publicado na revista Scientific American, uma subdivisão da revista Nature onde demonstrou que as pessoas sentem essa dor de cabeça súbita quando tomam sorvete. A pesquisa foi realizada com 13 participantes na qual foram induzidos a tomar algo gelado com um canudo ou um sorvete. Esses voluntários sempre sinalizavam quando a dor chegava e quando ela desaparecia apenas levantando a mão. Ao longo dessa experiência, o cérebro era monitorado através de ultrassonografia para verificar qualquer alteração interna do corpo.

1-37

O estudo revelou que quando os participantes sentiam a dor nas têmporas, a artéria cerebral anterior se abria e triplicava de tamanho, ou seja, aumentava significativamente o fluxo sanguíneo. De acordo com Jorge Serrador, pesquisador da Escola de Medicina de Harvard, o cérebro é sensível as variações de temperatura e por isso ocorre a vasodilatação para levar sangue quente para dentro do tecido e para que o cérebro permaneça aquecido.

Segundo os autores da pesquisa, a dor súbita é causada por essa vasodilatação que aumenta o tamanho do fluxo sanguíneo aumentando também a pressão dentro da cabeça e isso explica a dor que logo desaparece assim que o fluxo volta ao normal. Esse mecanismo de contração da artéria permite que a pressão volte ao normal sendo esse um mecanismo de autodefesa para evitar que a pressão na cabeça alcance um nível perigoso.

Os cientistas acreditam que a pesquisa abre portas para novos estudos e pesquisas para o tratamento de outras dores de cabeça, como a enxaqueca e levar ao desenvolvimento de medicamentos que auxiliem na prevenção da dilatação de vasos sanguíneos e outros que induzem à contração dos mesmos evitando assim crises de dores insuportáveis.

Fontes: fasebj / bbc
Artigos: Cold drinks cause a major artery in the skull to dilate
Imagens: Reprodução/ minilua / segredosdomundo