Relógio biológico: pesquisa mostra que os homens devem ter seus filhos antes dos 40 anos. Depois disso a qualidade do sêmen diminui

2963

Atenção homens de plantão! Um estudo realizado na Universidade de Harvard revela que os homens também tem um relógio biológico, responsável por afetar sua fertilidade. Ao contrário do que se imaginava, ser papai também pode ter uma fase específica da vida.

Esse estudo mostrou que a taxa de sucesso de tratamentos de fertilização in vitro é afetada pela idade dos homens. De acordo com especialistas, o casal deve levar isso em consideração ao pensar em formar uma família.

Aproximadamente 19 mil tratamentos de fertilização in vitro foram analisados em Boston, entre 2000 e 2014. Mulheres e homens foram divididos em grupos etários, as mulheres no grupo de 40 a 42 anos tiveram as menores taxas de sucesso no tratamento. A idade do parceiro não teve influência. Apesar disso, as mulheres entre 30 e 35 anos, mais jovens, mas com parceiros com idade entre 40 e 42 anos, tiveram redução na taxa de sucesso de 73 para 46%. Isso mostra que, para as mulheres jovens, a idade do parceiro é relevante.

O estudo mostrou que a fertilidade masculina diminuiu com o avanço da idade, mas os mecanismos pelos quais isso acontece não estão claros, já que os homens produzem espermatozoides diariamente, ao contrário das mulheres, que já nascem com o número de óvulos contado, podendo ainda ter mutações nessas células.

A diminuição da qualidade do esperma pode ter um papel importante, mas não ser o responsável pelo problema da infertilidade como um todo. Outros fatores devem ser levados em conta para investigar as causas da infertilidade.

zap
⚠️ ATENÇÃO  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher. ????