Escovar dos dentes logo após as refeições pode estar estragando seus dentes, diz estudo

Muita gente é assim: mal termina de comer e já vai correndo para o banheiro fazer a higiene bucal. Afinal, foi isso que nossas mães nos ensinaram desde que nos entendemos por gente. Graças a isso, temos dentes fortes e saudáveis e hoje em dia, é raro ver uma pessoa jovem que precisou fazer uma prótese do tipo dentadura, por exemplo. Mas, ao contrário de tudo que aprendemos desde pequenos, usar a escova e o creme dental logo após as refeições pode, na verdade, prejudicar os seus dentes. Foi o que revelou um estudo da Academy of General Dentistry.

Alguns alimentos, como batata frita, molho de tomate, macarrão, sucos cítricos, refrigerantes e bebidas alcoólicas, são ácidos e fazem com que o esmalte dos dentes perca cálcio, deixando-os menos rígidos. O que os especialistas revelaram no estudo é que fazer a escovação depois de comer às vezes pode afetar o esmalte dos dentes, especialmente se algo ácido foi ingerido. Isso acontece porque o ácido pode ser “empurrado” para os dentes, causando erosão do esmalte e das camadas de proteção.

De acordo com os especialistas, o ideal seria esperar meia hora antes de escovar os dentes. Este é o tempo necessário para que a saliva faça a neutralização dos ácidos ingeridos. Outro importante conselho é que se você vai comer ou beber algo ácido nas refeições, escove os dentes ANTES de comer. Isso irá dificultar muito que os ácidos atuem no esmalte dos seus dentes, equilibrando o pH da boca novamente, e para que o cálcio dissolvido na saliva volte a se prender ao esmalte.

A escovação logo após as refeições piora o processo de deteriorização e, por isso, é importante esperar 30 minutos para higienizar os dentes

Mas agora não é para desistir de fato de higienizar os dentes depois de comer, claro! Os dentistas dizem que não é aconselhável que se exceda esse intervalo (de 30 minutos), pois a partir desse tempo a placa bacteriana torna-se perigosamente ativa e se não for removida, pode endurecer em tártaro, tornando mais difícil manter os dentes limpos. Além disso, sua boca ficará vulnerável a lesões cariosas.  Se você estiver com pressa e não puder esperar os 30 minutos, procure ingerir bebidas mais alcalinas, como o leite, antes de escovar os dentes. No caso de ingestão de alimentos não muito ácidos, a escovação pode ser feita assim que se acaba de comer.

Fontes: colgate / mayoclinic / msn/ nova100
Imagens: Reprodução/ blogdrveit / vilamulher