Os hábitos mais saudáveis das pessoas nos últimos anos estão prejudicando as empresas que vendem alimentos industrializados

Batatas chips, salgadinhos do tipo fandangos e cheetos estão sendo cada vez menos consumidos pelo mundo. A boa notícia para a saúde das pessoas tem gerado muita preocupação dos grandes empresários das indústrias de alimentos “artificiais”.

Empresas dominadoras do mercado pelo mundo como a Krafts Foods (responsável pela fabricação de produtos famosos como o sonho de valsa, tang, traquinas, confeti e outros) assumiu recentemente que sua receita caiu 62% em 2014. A Kellogs Company, também divulgou seus resultados, anunciando que a empresa reduziu suas perspectivas de crescimento de receita a longo prazo.

O problema (que na verdade é um “bom” problema) é muito mais complicado e duradouro do que se pode imaginar. O fato é que os hábitos alimentares estão mudando e essas empresas vêm tendo muita dificuldade em se adaptar.

Mudanças no café da manhã

A Kellog Company, por exemplo, registrou uma queda de 6,7% nas vendas de 2014 na categoria de “alimentos matinais”. Isso significa que as pessoas, principalmente os americanos, estão deixando de comer cereais matinais como o Corn Flakes. Hoje, as pessoas estão optando por barras de cereais e iogurte grego, por exemplo. Além disso, cada vez se está priorizando a ingestão de frutas e pães integrais.

cheetos-assado-mix-queijos-formatos

Educação nas escolas e mídias sociais

Atualmente, há uma preocupação com a qualidade na alimentação das gerações futuras, por isso, as escolas estão trabalhando duro para ensinar suas crianças desde cedo a optarem por um cardápio mais variado e cada vez com menos alimentos industrializados. Já foi o tempo em que a merendeira vinha de casa com um pacote de fandangos e refrigerante.

As mídias também têm ajudado bastante nessa luta contra a má alimentação. As redes sociais têm se revelado grandes aliados nesta luta. Os especialistas acreditam que nos próximos anos, as comidas artificiais irão sofrer uma queda de 30% do consumo.

Fonte: vida-estilo/Kraft_Foods   Imagens: exame/testapramim