Animais

Como as claras em neve se formam?

“O que a clara de ovo tem que faz com que a clara em neve fique crescida e dura, sem colocar nada, só batendo com o garfo.” Gustavo




Olá Gustavo, essa foi uma ótima pergunta. Bem, as proteínas presentes na clara do ovo (principalmente a albumina) são responsáveis por uma propriedade impressionante: a capacidade de absorver o ar. Quando batemos as claras (seja com garfo ou batedeira) vimos que no início começam a surgir bolhas grandes. Conforme continuamos a bater, essas bolhas diminuem de tamanho e o volume total vai aumentando. Isso acontece porque os elementos presentes na clara têm a capacidade de envolver e reter as bolhas de ar, que vão ficando cada vez menores até serem totalmente incorporadas.

Por causa disso, o volume das claras em neve pode chegar até a três vezes do volume das claras em estado natural. Quanto mais batemos, mais estabilizada ela fica, pois as bolhas se tornam menores e mais e mais incorporadas às claras. Se forem muito bem batidas, as claras podem alcançar uma firmza tão grande que é capaz de suportar um peso de um ovo inteiro sem que ele afunde. Uau!!!!

Mas atenção! Esse processo não funciona na presença de gordura. Por isso, quando batemos a clara do ovo junto com a gema, nunca acontece o mesmo. Os Chefs de cozinha garantem que é preciso separar muito bem a clara da gema para conseguir uma boa clara em neve!

clara-em-neve-tecnologia-e-treinamento

As claras em neve são cheias de minúsculas bolhas de ar

FONTE


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


3 comentários

3 Comments

  1. Isto é nonotecnologia na cozinha! Bem explicado

  2. Essa até as vovós vão gostar de saber!

  3. Rayanne Valeska

    em

    muito legal!

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma Resposta

Topo