Alerta: Não tome mais que 8 doses diárias de antibióticos por ano. Você pode estar criando superbactérias!


O “vício” por antibióticos está começando a causar problemas irreversíveis.  Este medicamento, quando usado erroneamente pode fortalecer as bactérias e criar um problema ainda maior para o paciente.

Conforme um ARTIGO publicado no periódico científico espanhol Iatreia, em 2000, foi identificada pela primeira vez nos Estados Unidos a bactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase), também conhecida como superbactéria, que depois de ter sofrido uma mutação genética adquiriu resistência a múltiplos antibióticos. Essa característica pode estar diretamente relacionada com o uso indiscriminado ou incorreto de antibióticos. Este tipo de remédio não faz qualquer sentido em casos de gripe (que é uma doença viral) e na maior parte das inflamações da garganta, por exemplo. Cada vez que alguém toma um antibiótico sem motivo, acaba matando a fauna natural de bactérias protetoras juntos com as malignas – e deixa sobreviver apenas as mais fortes. Isso pode causar o surgimento de superbactérias.

Com o objetivo de conter o desenvolvimento destas superbactérias resistentes aos antibióticos que temos hoje, como a KCP, pesquisadores lançaram um importante alerta: As pessoas precisam – urgentemente –  de parar de tomar mais de 8 doses diárias de antibióticos ao ano.

cre-bacteria


Os especialistas enviaram recentemente o resultado de suas pesquisas para a ONU, na esperança que seja divulgada uma recomendação oficial: “Nenhum país deve consumir mais do que a dose média global: 8,5 doses diárias per capita ao ano. Calculamos que isso poderia diminuir o consumo de antibióticos em 17,5% no mundo todo“, diz o estudo. O número, claro, é uma média, pessoas saudáveis deveriam evitar totalmente os antibióticos, para que quem precise puder tomar do que 8 doses.

Mortes por superbactérias são comuns dentro de hospitais, onde as pessoas já estão com a saúde debilitada.

Fonte: hermespardini / super.abril.
Artigo: K. pneumoniae: ¿The new ''superbacteria''? Pathogenicity... 
Imagens: Reprodução/ vivamelhoronline / portaldoamazonas

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.