Obesidade com os dias contados: cientistas desenvolvem um gel comestível que promete resolver de vez esse problema mundial

Pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriram uma forma de conseguir sensação de saciedade sem ingestão de comidas calóricas. A novidade é um gel comestível que quando consumido incha e endurece no estômago. Isso significa que a pessoa sentiria menos fome e não teria vontade de beliscar nada fora de hora ou comer além do necessário nas refeições.

O gel é uma mistura de diversos ingredientes derivados de algas, amido e casca de frutas cítricas. A novidade funciona como base as técnicas da cozinha molecular. Tais ingredientes produzem uma goma solúvel em água, mas que quando entra em contato com o meio ácido do estômago transforma-se em um gel duro e de difícil digestão. Esse gel endurecido se mantém no estômago até ser digerido muito lentamente, o que resulta em uma sensação de saciedade ao longo do dia.

A engenheira química Jennifer Bradbeer, líder do projeto ressaltou que  essa é uma maneira de atacar os crescentes níveis de obesidade mórbida na sociedade atual e controlar a energia obtida pelo consumo dos alimentos.  Mas um dos problemas que temos é que os alimentos se tornaram cada vez mais macios, fáceis de serem digeridos e, desta forma, menos saciantes. Isso faz com que os indivíduos sintam fome mais rapidamente e, consequentemente, queiram comer de novo, frequentemente entre as refeições. “Usar hidrocoloides que reagem às condições de pH dentro do estômago é uma forma de ter impacto no apetite das pessoas.” Completou a cientista que teve seu artigo publicado no periódico Food Hydrocolloids.

Produto incha e endurece no estômago, trazendo sensação de saciedade.
Produto incha e endurece no estômago, trazendo sensação de saciedade.

No entanto, o produto ainda não está completamente pronto. Os cientistas querem combinar o gel com carboidratos ou açúcares para que eles sejam liberados no estômago à medida que o produto é digerido. Eles dizem que embora o gel sozinho seja capaz de produzir uma prolongada sensação de saciedade, ele também pode gerar desconforto caso não haja um fornecimento de energia ao corpo associado ao seu consumo.

Fonte: oglobomedicineinfo
   Imagens: Reprodução/ cumhuriyet/ hashtagthinkspo