Dormir de boca aberta pode indicar problemas de saúde, principalmente em crianças

12216
dormindo de boca aberta

“Meu irmãozinho pequeno só dorme de boca aberta. Queria saber se isso faz mal, se é algum problema de saúde.” (Stefânia Martins)

Olá Stefânia! Primeiro, dormir com a boca aberta não é normal e esse problema pode acometer até 30% das crianças na fase pré-escolar. No entanto, não precisa entrar em desespero, com o diagnóstico correto e rápido o tratamento precoce pode trazer muitos benefícios e ajudar a ter uma vida melhor.

Dormir com a boca aberta é um sinal de alerta para problemas de saúde e apresenta muitos malefícios nesta prática diária. Dentre eles podemos citar: problemas no crescimento, dificuldades de mastigação, dentes tortos e até contrair infecções respiratórias. É por isso que devemos verificar se estamos dormindo com a boca aberta e para isso será necessária outra pessoa observar você dormindo e ajudar nesta constatação. Quando uma criança dorme com a boca aberta é sinal que ela pode sofrer com a síndrome da respiração bucal (SRB), um transtorno que leva sérios problemas respiratórios e má formação dos dentes. Além disso, sua causa pode estar relacionada com desvio de septo, aumento da adenoide ou por causa das alergias e principalmente com a rinite alérgica.

É importante observar se a criança tem esse hábito quando dorme e notar sua dificuldade na respiração para que o diagnóstico seja o mais rápido possível. O desenvolvimento até a fase adulta pode resultar em muitos problemas se não tratado precocemente. O tratamento para essa síndrome é composta de vários profissionais da saúde e envolve participação ativa do paciente, depende também da causa desse transtorno, mas costuma ser tratado por uma equipe especializada em conjunto, como pediatras, otorrinos, alergistas, fonoaudiólogos e ortodontistas.

Dormir de boca aberta causa problemas respiratórios

Além de sérios problemas na formação dos dentes, mastigação, deglutição, respirar pela boca traz sérios riscos de infecções respiratórias. Nosso nariz é uma espécie de filtro que impede a passagem de microrganismos ao nosso corpo, evitando a entrada de vírus e bactérias. Isso quer dizer que respirando pela boca você leva muito facilmente esses patógenos para dentro do organismo que pode causar várias doenças, principalmente alergias de diversas naturezas, mas também ter infecções respiratórias graves.

O mais importante é o seu diagnóstico o quanto antes para iniciar o tratamento com os especialistas para evitar dormir com a boca aberta. Além disso, como a SRB acomete crianças pequenas é necessário que o tratamento comece bem cedo para evitar problemas futuros. Não deixe de ir ao médico e especialista, pois quanto mais cedo buscar ajuda melhor será a eficiência no tratamento!

Fontes: hospitaara/minhida/clinano