Diarreia no período menstrual, você já teve? Veja porque acontece

Diarreia durante a menstruação, você já teve? Veja porque acontece
Normalmente, a mulher não associa a diarreia durante a menstruação e acha que comeu algo estragado. Mas, se você já teve, vai entender porque acontece!

Os desconfortos são muitos durante a menstruação: diarreia, sensação de inchaço na região abdominal e gases. Na maior parte dos casos, a mulher não associa o aparecimento da diarreia durante a menstruação e acaba achando que comeu alguma coisa que não caiu bem. Mas a verdade é que essa falta de associação pode acabar surpreendendo algumas mulheres com diarreia “sem motivo” durante o período menstrual. Se você já passou por isso,  vamos explicar porque acontece.

É na realidade bastante comum que um episódio de diarreia aguda coincida com o período e embora o motivo para as queixas intestinais durante a menstruação não seja completamente claro, foi sugerido que durante o período menstrual há um aumento da produção de uma substância chamada prostaglandina.

As prostaglandinas são sinais químicos celulares lipídicos similares a hormônios, porém que não entram na corrente sanguínea, atuando apenas de célula em célula. Na menstruação as prostaglandinas são as responsáveis pelas contrações musculares do útero para expulsão da menstruação, o que causa a temida dismenorreia (cólica menstrual).

♥ Dor de barriga e diarreia: médico mostra as principais causas e quando é uma urgência médica


Durante a menstruação, enquanto as prostaglandinas agem diretamente nos músculos uterinos, ela acaba afetando também os intestinos causando também contrações intestinais. Tais contrações resultam em um aceleramento da saída do conteúdo intestinal, o que pode diminuir a consistência das fezes e aumentar o número de evacuações.

As diarreias costumam acontecer apenas nos dois primeiros dias da menstruação.

Fonte: diarreia/bolsademulher Imagens: bolsademulher

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.