Você está sempre desenvolvendo aftas na boca? Você pode ser alérgico à sua pasta de dente!

A alergia à pasta de dentes, não é muito comum, mas pode acontecer. Os efeitos da pasta dentes na boca de uma pessoa alérgica ao produto, acaba sendo confundido com sintomas vindos de outros problemas como acidez estomacal excessiva, refluxo, periodontite. Mas o fato é que o surgimento de aftas recorrentes somado a sangramentos e vermelhidão na gengiva podem não ser consequência dos problemas mais comuns. Alguns dentistas garantem que muitos cremes dentais atuais tem desenvolvido uma série de  processos alérgicos na boca dos usuários que culminam com o surgimento de aftas periódicas que demoram a desaparecer.

Estes efeitos colaterais podem ocorrer quando a pessoa é alérgica a algum flavorizante (substância que dá o sabor ao creme dental). Outro componente do creme dental que pode contribuir para a sensibilização das mucosas são os abrasivos, podendo ser até mesmo tóxico. A maioria dos cremes dentais tem abrasivos para aumentar o poder de limpeza. Os menos abrasivos são os infantis e os mais abrasivos são os com bicarbonato de sódio ou com efeito branqueador. Atualmente, pesquisadores estabeleceram também, uma ligação entre o aparecimento de aftas em algumas pessoas e o uso de pastas de dentes contendo SLS (lauril sulfato de sódio). Ele é o responsável pela formação da espuma que se observa durante a lavagem dos dentes, atuando como uma espécie de detergente. Verifica-se uma melhoria rápida das aftas quando a pessoa deixa de utilizar pastas com esse componente.

Outra substância que tem causado alergia é “fluoreto de sódio”, o flúor que colocam na fórmula para evitar cáries. Neste caso o recomendado é evitar cremes dentais com esse componente e optar por cremes com “monofluorfosfato de sódio”, que tem o mesmo efeito com as cáries, porém, não tem provocado alergia nos usuários. Para saber se um creme dental tem uma ou outra substância é só ler a lista de ingredientes na embalagem.

tratamento-caseiro-afta

Os dentistas recomendam que o ideal é usar pelo menos três tipos de cremes dentais diferentes e fazer um revezamento afim de  aproveitar as propriedades de cada uma e evitar sensibilizações pelo uso contínuo de um só tipo de produto. Mas para os que realmente são alérgicos ao creme dental convencional, existem produtos naturais que podem ser testados. Que não tem detergentes (tensoativos), espumantes, corantes sintéticos e mentol. Devemos lembrar também, que o uso de creme dental em excesso pode piorar a situação. A quantidade de creme dental utilizada em cada escovação, deve ser pequena, mais ou menos do tamanho de um grão de ervilha.

Devemos lembrar que o que limpa os dentes é a escova dental e uma escovação correta, a pasta é apenas uma coadjuvante. Se você acha que é alérgico e já falou com seu dentista sobre o problema, pode optar por escovar os dentes sem usar o creme dental.

 

artedenutrir/alergohousel