Filhote de golfinho morre após turistas o tirarem do mar para fazer selfies

O desrespeito à natureza não tem mesmo limites. Um turista registrou imagens do momento em que filhote de golfinho Franciscano é retirado do mar de Santa Teresita, na Argentina, para algumas selfies com alguns frequentadores da praia.  A denúncia foi feita pela fundação argentina Vida Silvestre.

No site da fundação, os especialistas escreveram que o Franciscano, como outros golfinhos, não pode permanecer muito tempo fora da água. “Ele tem uma pele muito grossa e gordurosa que fornece calor, assim que o tempo vai rapidamente provoca desidratação e morte”, disseram.

Os golfinhos Franciscanos são considerados como “vulneráveis”, com apenas 30.000 deles pelo mundo. Sua conservação é particularmente preocupante porque eles tendem a nadar perto da costa, onde muitas vezes se tornam presas fáceis de pescadores. E, agora, também dos turistas. É uma das menores espécies de golfinho do mundo, com o comprimento variando entre 1,30 e 1,70 m. O potencial de recuperação desta espécie é muito baixa: as fêmeas em 2 ou 3 eles têm anos de criação originais deixados em seu cuidado por um ou dois anos.

12729374_10209159502694830_8009082777870574193_n

Deixado na praia

O mais triste do ocorrido foi que além da morte desnecessária, o animal foi deixado na praia morto, como se fosse mais um lixo jogado. Imagens do animal sem vida na praia geraram revolta nas redes sociais. A Fundação Mundo Marinho, da Argentina, publicou uma nota afirmando que, quando sua equipe chegou ao local para fazer o resgate, o golfinho não estava mais lá. Segundo eles, o animal teria sido levado para o mar por um grupo de pessoas.

Esta ocasião serve para informar a população sobre a necessidade urgente de devolver esses golfinhos ao mar quando encontrarem um na praia. É fundamental que as pessoas ajudem no resgate desses animais”, disse a fundação.

golfinho

Será que é verdade?

Segundo o site e-farsas dias depois de várias fotos do ocorrido terem se espalhado pela web, um turista chamado Hernán Coria deu entrevistas a vários veículos explicando que o filhote já estava morto ao ser resgatado pelos presentes na praia. No vídeo feito por ele podemos ver que o golfinho parece já estar desfalecido quando foi pego por um homem (perceba que no vídeo podemos ouvir algumas pessoas falando que o mamífero já estava morto e que o bicho não se debate e tampouco tenta fugir dos humanos):

https://www.youtube.com/watch?v=RlQFaVVYyG4

Fontes: vidasilvestreextra.globocatracalivre/ e-farsas  Imagens: Reprodução/extra.globo