Após acidente, essa mulher acorda todos os dias pensando que é 15 de Outubro de 2014 (igual ao filme, lembra?)


Tudo ia normal na vida de Nikki Pegram, de 28 anos. Até que no dia 15 de Outubro de 2014 voltando de um consulta médica sofreu uma queda em que bateu com a cabeça em uma barra de metal. Nikki parecia bem fisicamente, mas sofreu uma expressiva perda de memória.  Desde então, ela  acorda todos os dias pensando se tratar do dia de sua consulta médica.

Nikki foi diagnosticada com “amnésia retrógrada”, condição que faz com que o cérebro não consiga gravar novas memórias. Assim como no filme “Como Se Fosse a Primeira Vez” desde que bateu com cabeça na barra de metal ela acorda todos os dias achando que é 15 de Outubro de 2014. Então se lembra que tem consulta no hospital. Ou seja, é incapaz de se lembrar do passado recente.

“Diário de perda de memória. Leia-o assim que acordar”

Para conseguir levar um dia “normal” Nikki escreve em um caderno azul todos os dias suas memórias e compromissos, assim, todos os dias acorda e lê o que aconteceu no dia anterior. E todos os dias ela se surpreende que o dia 14 de outubro de 2014 já ficou para trás há vários meses. Diariamente ela precisa reaprender tudo que aconteceu na sua vida neste tempo.

Nikki vive um dia por vez: não sabe o que fez ontem ou na semana passada ou no mês passado. Tudo depende de seu diário e de mim. As memórias não são permanentemente assimiladas, o que é muito angustiante para a família e para os cuidadores” , disse o marido à BBC.


Os médicos ainda não tem um prognóstico definitivo sobre a amnésia de Nikki. Inicialmente pensou-se que o quadro seria temporário e ela poderia eventualmente se recuperar da capacidade de se lembrar. No entanto, muito tempo já se passou desde seu acidente e até agora ela não acorda normal. Embora o casal esteja esperançoso, os médicos dizem que algumas pessoas com amnésia retrógada nunca voltam a ter a memória recente.

PAY-Nikki-Pegram-memory-loss-diary (1)

Fonte: mirror   Imagens: mirror

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.