Cientistas alertam: As abelhas estão desaparecendo do planeta por causa do aquecimento global

3491

De um tempo para cá, lemos e escutamos comentários sobre o sumiço das abelhas a nível mundial, incluindo a ameaça de extinção de algumas espécies, porém, o verdadeiro motivo para esse acontecimento era desconhecido. Até então, eram citados como os possíveis responsáveis o uso de pesticidas, parasitas ou doenças que estariam contaminando as abelhas.

A revista Science publicou um estudo onde o aquecimento global é apontado como o principal responsável pelo desaparecimento das abelhas. Segundo esta pesquisa, as abelhas não estariam conseguindo se adequar às alterações climáticas e ao invés de procurarem regiões com clima mais ameno, estariam morrendo. Diferente da maioria dos insetos que são naturais de regiões tropicais (e por isso terão facilidade em se adaptar em clima mais quente), as abelhas se desenvolveram em clima moderado e por isso estariam encontrando dificuldade em se adaptar às temperaturas mais altas.

As abelhas são de fundamental importância para o equilíbrio do meio ambiente. São elas as responsáveis pela polinização de plantas, incluindo frutas e flores. Caso não aconteça um controle na emissão de poluentes, muitos alimentos se tornarão restritos e, consequentemente, com preços mais altos devido a diminuição da polinização.

100451_160053

Uma das propostas desse estudo seria o deslocamento das colmeias para as regiões com climas mais agradáveis, nomeado como “migração assistida”. Entretanto, poderia ocorrer disputa entre essas abelhas e as espécies nativas, além da transmissão de doenças. Outra sugestão seria utilizar o próprio bioma dessas espécies, procurando algum local com temperaturas suaves, como áreas de morro, por exemplo.

Fonte: g1/epoca/exame