Por que os gatos amam tanto brincar com caixas? [vídeo]

1195

” Eu amo gatos e tenho 3. Queria saber por que os gatos adoram brincar com caixas e papelão. Não são só os meus, vejo que todos os gatos gostam muito de caixas. Por que?” (Cíntia Lousada)

Sabemos bem o que é isso Cíntia! Você pode comprar um arranhador ou uma bolinha, mas nada vai deixar o bichano mais feliz do que uma simples caixa abandonada e ao que parece, todos os gatos amam caixas, malas ou bolsas. Especialistas em comportamento animal dizem que os gatos gostam de caixas porque gostam de se esconder, e lá se sentem bastante seguros. Quando estão dentro de caixas, estes animais sentem que não podem ser vistos e ao mesmo tempo, podem, pelo que imaginam, observar tudo que acontece à sua volta. Na visão dos gatos, estar escondidos em caixas, permite que possam observar o mundo sem serem notados. Ou seja, ao mesmo tempo eles conseguem ver o mundo sem que o mundo os veja, podendo surpreender sua caça.

As caixas também são ambientes em que os gatos possam “caçar”. Ficam ali, na espreita aguardando que alguma “presa”, que pode ser apenas um brinquedo, apareça para que eles “ataquem”. Os donos de gatos sabem o quanto eles fazem isso, quem nunca teve o pé caçado pelo gatinho enquanto estava andando? No mais, as caixas são esconderijos perfeitos, além de ótimos locais para dormirem já que eles dormem em média 20 horas por dia.

Muitos cientistas que estudam comportamento animal, concluíram em seus experimentos que gatos ficam menos estressado quando podem estar escondidos em caixas ou outros locais parecidos, e portanto são mais saudáveis. Sabendo disso melhor providenciar sempre caixinhas para os seus amigos gatinhos.

Você pode comprar um arranhador ou uma bolinha, mas nada vai deixar o bichano mais feliz do que uma simples caixa abandonada e ao que parece, todos os gatos amam caixas, malas ou bolsas. Foto: Reprodução/linkanimal
Você pode comprar um arranhador ou uma bolinha, mas nada vai deixar o bichano mais feliz do que uma simples caixa abandonada e ao que parece, todos os gatos amam caixas, malas ou bolsas. Foto: Reprodução/linkanimal

Vídeo mostra gato ‘provocando’ companheiro preso em caixa

Fonte: livescience, linkanimal e iflscience