Animais

Por que o avestruz enfia a cabeça no buraco?

Por que o avestruz enfia a cabeça no buraco?
5 (100%) 1 vote

É verdade que o avestruz é uma ave medrosa e por isso enfia a cabeça no buraco quando está em perigo?  LETÍCIA S. 




E quem te falou que eles fazem isso? Olha só Letícia, essa história de que os avestruzes enfiam a cabeça no buraco quando estão em uma situação de perigo, não passa de lenda. Isso não é verdade.

Na verdade, eles encostam o pescoço e a cabeça no chão, mas não chegam a metê-la em buracos como ouvimos falando por aí. Se fizessem isso, morreriam sufocadas. Suas pernas são suficientemente grandes e fortes para se defenderem de quem as ataca ou para fugirem correndo (e por sinal eles podem correr muito). Eles, na verdade, encostam a cabeça no chão para perceber a vibração do solo e a aproximação de eventuais predadores, nessa posição, o animal escuta melhor a aproximação de algum inimigo. Ao mesmo tempo, arruma uma boa camuflagem, pois deixa à mostra apenas a parte do corpo coberta de penas, o que, de longe, pode parecer um arbusto e consegue se misturar com a vegetação e afastar qualquer perigo de ataque.

Essa história começou por causa de uma ilusão de óptica. Os avestruzes são aves muito grandes e tem a cabeça muito pequena, quando eles encostam a cabeça no solo para sentir as vibrações, dependendo a distancia que se observe ou que fotografe, dá impressão que estão realmente com a cabeça enterrada!

ostrich-large

A maioria das imagens que vimos pela internet são montagens, para “forçar” essa lenda.

Se os avestruzes realmente enfiassem a cabeça no buraco, morreriam sufocados!

——————————————————–

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


11 comentários

11 Comments

  1. Maria Angélica

    em

    Mas as crianças fazem isso : escondem a cabeça e acham que a gente não as vê. Aliás meu cachorro tb fez isso uma vez: pegou a calopsita do vizinho, enfiou na boca e – eu vi a tempo – , escondeu a cabeça na parede; o pobre bichinho com as perninas de fora. Graças a Deus consegui salvá-la . O bichinho ainda tá vivo.

  2. kkkkkkkkkkk, essa foi boa. Cachorinh com síndrome de avestruz. E quantas vezes nós não temos vontade de fazer isso??? :whistle:

  3. Kzin

    em

    Muito interessante, alguns animais “escondem-se” de forma a nao poder ver o perigo, achando que assim estão livres dele, pensei q fosse o caso do avestruz mas isso teria sido eliminado pela evolução, afinal todos os que tentassem se “proteger” assim não sobreviveriam =D ótima matéria como sempre, esclarecedora, em linguagem simples e muito divertidas as ilustrações, é voce mesma que faz??

  4. Kzin, meninooo.. vc não dorme mesmo né? $h da madruga e vc aqui… :sleep:
    Olha, as ilustraçõessão da internet, jogo no google e vou buscando, qdo não acho nada que me agrade, faço montagens no photoshop. Estou ficando uma expert. Já aprendi fazer muita coisa. Todo o Layout do blog foi feito por mim!!!! E já estou formulando uma cor diferente para o ano que vem..
    Beijos! xD

  5. Wanda

    em

    Ah… cor diferente?
    O verde é tão… tão… tão perfeito…

    :whistle:

  6. 🙁 aiii Wanda, não fala assim… Eu amo o verde! Já nem tô querendo mudar mais a cor! ;-(

  7. Kzin

    em

    Não mude! nós gostamos assim! verdinhu *-* se preferir faz enquete se deve ou não mduar a cor, vai ver todos gostamos dessa cor *-*

  8. diones

    em

    👿 essa historia é boa em kkkkkkkkk eu agredito sim nessas coisa kkkkakakak : :sick: :love:

  9. Cao Sentado

    em

    Nao confunda avestruzes com perus! Sao aves completamente diferentes… 😀

  10. Mari

    em

    Oi Karlla! Uma graça seu blog, dá pra ver que é feito com amor, adorei e voltarei sempre!
    Vim parar aqui pq estava escrevendo no meu blog e precisava saber pq avestruz enfia a cabeça na areia rs. Eita, não sabia de nada disso.
    Será que posso usar a ilustração desse post no meu blog? Vc sabe? Achei uma graça!
    Coloquei na postagem: http://www.coachderelacionamento.com.br/index.php/na-pratica/pra-tomar-decisoes-e-atitudes/
    Bjs e parabéns!!!

    • Karlla Patrícia

      em

      Obrigada Mari!!! Pode deixar que vou dá um jeito no post do cachorro. beijos!

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma Resposta

Topo