Pessoas alérgicas a penicilina não podem comer queijo gorgonzola, descubra porquê.

“Comi queijo gorgonzola e tive uma crise alérgica terrível, quase fechei a glote. O médico disse que o queijo usa a fungo Penicillium e como sou alérgico a penicilina desencadeou a alergia. Nunca ouvi falar isso. É verdade?” (Rafael Menezes)

Rafael, isso pode parecer estranho, mas é a pura verdade. Quando as pessoas têm alergia e tem conhecimento desse fato, faz-se necessário evitar todo e qualquer tipo de contato com as substâncias que desencadeiam o processo alérgico.

Talvez você já saiba o que é alergia, mas vou explicar aos demais leitores. Alergia é uma reação (exagerada) do sistema imunológico, que é responsável pela defesa do nosso organismo, que ocorre logo após a ingestão de uma determinada substância (alérgeno) presente no alimento, mesmo sendo num pequena quantidade. Os sintomas variam de acordo com a gravidade, e dentre os sintomas, pode ocorrer manchas na pele, inchaço nos lábios e na língua, coceira, rouquidão, vômito, diarreia, dor abdominal, palpitação, queda de pressão e falta de ar em casos mais graves. Os medicamentos utilizados são para o tratamento dos sintomas. A melhor forma de evitar crises, é a total exclusão do alimento identificado que desencadeia o processo alérgico.

Não se deve confundir alergia alimentar com intolerância alimentar, que é uma reação muito mais comum. Esta última, no entanto, é menos grave que uma alergia alimentar e não envolve o sistema imunológico.

A penicilina é um antibiótico natural advinda do bolor que é produzido por um fungo chamado Penicillium chrysogenum ou P. notatum. Assim como a penicilina, o queijo Gorgonzola, também vem da ação de um fungo (mofo) chamado Penicillium roqueforti, que é responsável pela tonalidade azul-esverdeado do queijo.

queijo-gorgonzola
A penicilina é um antibiótico natural advinda do bolor que é produzido por um fungo chamado Penicillium chrysogenum ou P. notatum. Assim como a penicilina, o queijo Gorgonzola, também vem da ação de um fungo (mofo) chamado Penicillium roqueforti, que é responsável pela tonalidade azul-esverdeado do queijo. Foto: poshumanos

E o que o queijo e a penicilina têm em comum que desencadeou o processo alérgico? Essa provavelmente foi uma das perguntas que você se fez. Ambos vêm de um fungo e apesar de não serem da mesma espécie, são do mesmo gênero, chamado Penicillium. Estes, compartilham muitas características em comum, por isso são agrupados dessa forma.

Deve-se evitar entrar em contato direto com alimentos, medicamentos ou qualquer outra substância que possa ter presente alérgeno conhecidos em sua composição.

library_020_lg
Peniciluim sp. visto através de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Foto: forces