Como surgem as pintas na pele?


“Karlla, tenho muitas pintinhas pelo corpo, nas costas principalmente. Existe uma explicação para o surgimento delas?” Diana Dummy

Diana, esses sinais que temos na pele tem o nome científico de “nevos melanocíticos” e são tão comuns que posso arriscar em dizer todo mundo possui pelo menos um desses sinais. As pintas são tumores benignos formados por aglomerados de melanócitos que ficam logo abaixo da nossa epiderme (a camada mais fina e externa da pele) e ficam visíveis como uma manchinha escura, uma pintinha. Os melanócitos são aquelas células que produzem a melanina, o pigmento que dá cor à nossa pele.

As células que dão origem aos sinais (os melanócitos) já estão presentes quando nascemos e apesar de alguns pesquisadores garantirem que seu crescimento está ligado a fatores genéticos e à exposição solar, os motivos do surgimento dos nevos ainda não são totalmente esclarecidos. Pouquíssimas pessoas já nascem com os nevos na pele. As lesões vão surgindo ao longo dos anos e o pico de surgimento ocorre na adolescência e vai diminuindo na idade adulta, por volta dos 30 anos de idade.

Como cada melanócito produz quantidades diferentes de pigmento, podemos ter pintas mais claras ou escuras. Também é normal que elas fiquem salientes com o tempo, formando um “relevo” na pele. Mas atenção! Os melanócitos de algumas dessas pintas, podem se transformar em um melanoma, um tipo perigoso de câncer de pele. Os nevos com mais tendência a sofrer esta transformação são aqueles com formatos irregulares que aumentam de tamanho, pois os melanócitos começam a se multiplicar sem controle. Esses precisam ser retirados!

Uma dica legal para reconhece um melanoma é regrinha do A,B,C,D:

Assimetria: uma metade da pinta é diferente da outra.
B
orda irregular: contornos mal definidos.
Cor variável: muitas tonalidades numa mesma lesão (preta, castanha, branca, vermelha, azulada). 
D
iâmetro: maior que 6,0 mm/ (diâmetro de um lápis).

cancer_pele_clip_image010Diferença das “pintinhas charmosas” e do Melanoma.

Lunares1


Os nevos melanocíticos são “bolinhos” de melanócitos que se formam na pele!

—————–

 


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.