É isso que acontece quando você coloca banana picada, açúcar e água em uma garrafa plástica. Pode fazer em casa!


As moscas são provavelmente um dos maiores aborrecimentos durante os dias mais quentes do verão. É nessa época do ano que o aumento de calor e umidade faz com que o ciclo de reprodução dos insetos (que vai da postura de ovos até o bicho se tornar adulto) seja mais curto. A mosca também se reproduz com mais velocidade no verão. Tem o olfato muito desenvolvido e é atraída por qualquer resto de alimento úmido, principalmente aqueles que ficam no fundo da lata de lixo.

Vamos ensinar aqui como fazer uma armadilha que captura moscas de forma impressionante. Na verdade, muitos entomólogos já conhecem esse truque usando tanto bananas como outras matérias primas.

armadilha-para-mosca
Para fazer sua armadilha de mosca você vai precisar destes ingredientes + água
armadilha-para-mosca
Use a tesoura (ou a faca) para cortar a garrafa desta forma. Perceba que tem uma parte maior que a outra.
armadilha-para-mosca
Agora coloque umas duas colheres de açúcar de forma que forre o fundo da garrafa.
armadilha-para-mosca
Agora é só colocar a banana picada na garrafa.
armadilha-para-mosca
Coloque água. Não precisa muito, só o suficiente para cobrir a banana.
armadilha-para-mosca
Misture tudo e coloque a outra parte da garrafa virada ao contrário como mostra na imagem.
armadilha-para-mosca
A Armadilha de mosca (flytrap) fica assim. É só colocar em um local da casa que tenha muitas moscas, ou do lado de fora da casa, para testar seu experimento. Mas atenção: a armadilha não vai pegar só moscas, outros insetos que são atraídos por frutas e açucarados também podem cair na armadilha.
Fonte: viralnova
Imagens: Reprodução/ BE1ee

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.