O líquido liberado antes da ejaculação pode engravidar? Ele tem espermatozoides?

O líquido lubrificante liberado antes da ejaculação pode engravidar

“É verdade que antes da ejaculação o homem libera um líquido lubrificante. Ele tem espermatozoides? A mulher pode engravidar?” Edilene

Olá Edilene, olha só…. Existem diversas especulações sobre esse assunto. Realmente o homem libera esse líquido que serve para lubrificar o órgão genital durante a relação sexual  e também para higienizar o canal da uretra, pois é por ali que o xixi é liberado.

Basicamente, ele é uma secreção incolor produzida pelas glândulas de Cowper e é liberada em pequena quantidade quando há ereção e excitação suficiente. Ele pode parecer logo antes da ejaculação ou com uma certa antecedência. Na verdade, muitos homens não apresentam essa manifestação de forma clara e isso não significa nenhum tipo de doença ou problema.

Teoricamente, os espermatozoides não deveriam ser liberados junto com aquele líquido. Mas na prática não é bem assim que acontece. Quando o homem tem ejaculação, obviamente acontece uma descarga de sêmen cheio de espermatozoides. O que pode acontecer é que alguns podem se prender às paredes da uretra e ficar por ali. E então, o que acontece? Quando vem o líquido lubrificante ele pode “arrastar” estes espermatozoides perdidos e levar para fora do corpo.

Lembrando que, um espermatozoide não vive muito tempo, essa possibilidade se dá quando existe um pequeno intervalo de tempo entre uma ejaculação e a liberação do líquido seguinte. A urina ainda pode expelir os espermatozoides que estava na uretra.

Como você vê, a possibilidade desse líquido engravidar é muito pequena, pois a quantidade de espermatozoides nele é mínima. O espermatozoide precisa sobreviver forte a urina e ao tempo fora do seu local de origem, depois sair são e salvo no líquido, enfrentar todas as barreiras do corpo da mulher e ainda ter a sorte de encontrar um óvulo prontinho para ser fertilizado… Bom, ele precisa ser um “cara” bem forte, saudável e esperto.

FONTE: ABCSAÚDE