Comportamento

O truque para induzir uma pessoa fazer xixi na cama, funciona mesmo? Que tal tentar?

“É verdade que se colocar água morna na mão de uma pessoa enquanto ela estiver dormindo, ela urina na cama? Várias pessoas já disseram isso e também já vi num episódio do seriado House, mas nunca experimentei fazer!” (Bruna Fonseca)

Bruna, essa é provavelmente uma das pegadinhas mais famosas das festas de pijama. Consiste em mergulhar a mão da pessoa que está “pegada no sono” em uma vasilha com água morna e, supostamente, a sensação inconsciente de água irá estimular uma bexiga e fará com que a pessoa libere a urina ali mesmo na cama em uma situação embaraçosa.

A chave para que a brincadeira dê certo, é ter certeza absoluta de que a pessoa está realmente dormindo pesado. Uma vasilha com água morna é colocada ao lado da cama e a mão do dorminhoco é mergulhada na água e fica ali por alguns minutos, até que, a bexiga da vítima é “incentivada” a liberar toda a urina. Mas será que isso funciona?

Bem, não há artigos científicos comprovando que a imersão da mão em água morna durante o sono induz a pessoa a urinar. No entanto, os MythBusters da Discovery (programa Caçadores De Mitos) testou o truque com um ambiente controlado por equipamentos de monitoramento de sono e alarmes de umidade na cama e o resultado foi ZERO de xixi na cama. Ou seja, o truque não funciona segundo os testes feitos pelos membros do MythBusters.

Na verdade, não como saber se a pegadinha realmente funciona com algumas pessoas. Afinal, há dezenas de vídeos mostrando que funciona (mas podem ser fake ou manipulados) e há ainda a narração de diversas pessoas que juram que já fizeram e que funciona mesmo. O Diário de Biologia, nunca testou e, portanto, não temos certeza. Segundo o urologista Homero Bruschini, da Sociedade Brasileira de Urologia, lavar as mãos ou ver água corrente, por exemplo, são reflexos condicionados que induzem o indivíduo a liberar a urina represada. A neurocientista Suzana Herculano-Houzel, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, vai além. “Só o fato de pensar em fazer xixi já é suficiente para dar aquela vontade...”

copo04

O fato é que até os 2 anos de idade, os bebês não têm o menor controle sobre a micção. Basta a bexiga encher um pouco e eles já começam a urinar. Depois de certa idade, as crianças passam a ser, digamos, “programadas” a inibir essa atitude. Se isso não acontecesse, estariam condenadas a fazer xixi na cama ou a usar fraldas pelo resto da vida. Com o passar dos anos, esse domínio é incorporado inconscientemente. Adultos só sentem vontade de fazer xixi ao lavar as mãos, tomar banho ou ver água corrente porque o subconsciente relaciona a água com a vontade de urinar.

Não podemos afirmar se a brincadeira funciona, mas você pode testar seguindo esses passos (depois conte para a gente!):

  • Garanta que a vítima beba bastante líquidos antes de ir para a cama. Se ela não tiver com a bexiga cheia, certamente não irá urinar!
  • Quando perceber a pessoa está realmente dormindo, leve uma vasilha com água morna até a cama e delicadamente mergulhe a mão da vítima na água.
  • Evite ao máximo fazer barulho.
  • Quem já fez, garante que poucos minutos já bastam para que a pessoa, inconscientemente, faça xixi na cama!
Fonte: revistagalileu / mythbusters / mentalfloss / wikihow
Imagens: Reprodução/ sacizento
Comentários

Novidades

Topo