Animais

São muitas pernas! Que bicho é esse?

São muitas pernas! Que bicho é esse?
Esse texto foi útil para você?

“Sou  fã do teu site, dou uma passadinha todo dia. Estou cursando biologia na PUC GO.  Todo final de semana vou pra nossa fazenda, e lá achei um bicho muito estranho, ele faz buracos no chao, ja tentei descobrir qual era, mais não achei, por isso peço tua ajuda!”  Aline Lemes – Goiânia/GO

“Olha, eu moro em Taiwan há quase um ano e nunca tinha visto tal coisa… Eu apelidei o bicho, carinhosamente, de: Monstruosidadis escorpolacráicus. Porque isso nada mais é do que um monstro formado do cruzamento de uma lacraia com um escorpião e uma pegada meio sei lá o que… É realmente muito bonito, mas me deu medo”. Lucas Casasco – Taiwan


Olá Aline e Lucas, que fotos incríveis, hein? Este bichinho cheio de pernas é um miriápode da classe chilopoda, ou seja, é uma lacraia e não um “Monstruosidadis escorpolacráicus” como o Lucas apelidou, rss . Normalmente conhecemos aquelas lacraias de pernas curtas que causam medo. Esta lacraia é especialmente mais simpática e normalmente menor.

Popularmente é conhecida como “centopéia-doméstica”. Elas são da ordem dos Scutigeromorpha e pertencem ao gênero Scutigera. São caracterizadas por possuírem as pernas e antenas muito longas ao contrário das outras lacraias. A espécie mais comum é chamada de Coleoptrata scutigera, mas não posso afirmar que esta seja exatamente a espécie enviada pela Aline e pelo Lucas. Esta espécie tem uma cor amarelo acinzentado com 15 pares de pernas.

São encontradas em todas as partes dom mundo, habitando nossas casas e dando preferência a lugares frescos e úmidos. Normalmente fazem buracos no solo onde se escondem. Esses bichos são bem resistentes, podem viver em qualquer lugar e dura de três a sete anos, dependendo do ambiente. Eles podem começar a reprodução no seu terceiro ano com uma média de  cerca de 70 ovos por gestação (muita coisa, né?). As centopéias-domésticas são caçadores noturnos e alimentam-se de aranhas, percevejos, cupins, baratas, traças, formigas e outros artrópodes domésticos. Elas inoculam veneno através das pernas modificadas e não usam de suas mandíbulas para morder a presa.

Para se livrar das centopéias-domésticas retire o máximo de umidade, secando os locais onde elas vivem. Você também pode eliminar populações de insetos interiores que são a fonte de alimento e pode fechar rachaduras nas paredes. Procurar um exterminador profissional também é uma ótima saída.

tumblr_lh3nuaQw211qcw8qwo1_1280

Popularmente é conhecida como “centopéia-doméstica”. Elas são da ordem dos Scutigeromorpha e pertencem ao gênero Scutigera. São caracterizadas por possuírem as pernas e antenas muito longas ao contrário das outras lacraias.

Scutigera_coleoptrata_kk.jpg1a4b8d54-2577-4407-bf6d-56802c6fdc72Larger

A espécie mais comum é chamada de Coleoptrata scutigera, mas não posso afirmar que esta seja exatamente a espécie enviada pela Aline e pelo Lucas. Esta espécie tem uma cor amarelo acinzentado com 15 pares de pernas.

Scutigera_coleoptrata_2.jpg4a30a974-54ea-402c-884e-ed7fc8e42959Larger

São encontradas em todas as partes dom mundo, habitando nossas casas e dando preferência a lugares frescos e úmidos. Normalmente fazem buracos no solo onde se escondem. Esses bichos são bem resistentes, podem viver em qualquer lugar e dura de três a sete anos, dependendo do ambiente.


Comentários

Novidades

Topo