“Sou fã do teu site, dou uma passadinha todo dia. Estou cursando biologia na PUC GO. Todo final de semana vou pra nossa fazenda, e lá achei um bicho muito estranho, ele faz buracos no chao, ja tentei descobrir qual era, mais não achei, por isso peço tua ajuda!” Aline Lemes – Goiânia/GO
“Olha, eu moro em Taiwan há quase um ano e nunca tinha visto tal coisa… Eu apelidei o bicho, carinhosamente, de: Monstruosidadis escorpolacráicus. Porque isso nada mais é do que um monstro formado do cruzamento de uma lacraia com um escorpião e uma pegada meio sei lá o que… É realmente muito bonito, mas me deu medo”. Lucas Casasco – Taiwan
Olá Aline e Lucas, que fotos incríveis, hein? Este bichinho cheio de pernas é um miriápode da classe chilopoda, ou seja, é uma lacraia e não um “Monstruosidadis escorpolacráicus” como o Lucas apelidou, rss . Normalmente conhecemos aquelas lacraias de pernas curtas que causam medo. Esta lacraia é especialmente mais simpática e normalmente menor.
Popularmente é conhecida como “centopéia-doméstica”. Elas são da ordem dos Scutigeromorpha e pertencem ao gênero Scutigera. São caracterizadas por possuírem as pernas e antenas muito longas ao contrário das outras lacraias. A espécie mais comum é chamada de Coleoptrata scutigera, mas não posso afirmar que esta seja exatamente a espécie enviada pela Aline e pelo Lucas. Esta espécie tem uma cor amarelo acinzentado com 15 pares de pernas.
São encontradas em todas as partes dom mundo, habitando nossas casas e dando preferência a lugares frescos e úmidos. Normalmente fazem buracos no solo onde se escondem. Esses bichos são bem resistentes, podem viver em qualquer lugar e dura de três a sete anos, dependendo do ambiente. Eles podem começar a reprodução no seu terceiro ano com uma média de cerca de 70 ovos por gestação (muita coisa, né?). As centopéias-domésticas são caçadores noturnos e alimentam-se de aranhas, percevejos, cupins, baratas, traças, formigas e outros artrópodes domésticos. Elas inoculam veneno através das pernas modificadas e não usam de suas mandíbulas para morder a presa.
Para se livrar das centopéias-domésticas retire o máximo de umidade, secando os locais onde elas vivem. Você também pode eliminar populações de insetos interiores que são a fonte de alimento e pode fechar rachaduras nas paredes. Procurar um exterminador profissional também é uma ótima saída.
Popularmente é conhecida como “centopéia-doméstica”. Elas são da ordem dos Scutigeromorpha e pertencem ao gênero Scutigera. São caracterizadas por possuírem as pernas e antenas muito longas ao contrário das outras lacraias.
A espécie mais comum é chamada de Coleoptrata scutigera, mas não posso afirmar que esta seja exatamente a espécie enviada pela Aline e pelo Lucas. Esta espécie tem uma cor amarelo acinzentado com 15 pares de pernas.
São encontradas em todas as partes dom mundo, habitando nossas casas e dando preferência a lugares frescos e úmidos. Normalmente fazem buracos no solo onde se escondem. Esses bichos são bem resistentes, podem viver em qualquer lugar e dura de três a sete anos, dependendo do ambiente.

Janaini
em
esse bicho ai oferece algum risco pra nos????
Mariana
em
Olá karlla! Seu trabalho é incrível!Parabéns! Gostaria de saber em que vc trabalha ( se é professora, pesquisadora ou trabalha em uma ONG) pq eu tbm queria ser bióloga, mas não sei onde atuar depois de formada. Pode me ajudar?
Obrigada
beto
em
a ultima foto ñ é do mesmo animal, parece ser uma uma lacraia gigante….
Guilherme
em
E uma Centopeia e sim…e um risco mto grande…ela mata ate um cobra e seu veneno e letal?!
Leo
em
Muito bom essa materia,onde moro tem muitos desses bichos(nao moro no brasil)e nao conheco sobre esses insetos,entao o principal de tudo nao foi dito nessa materia, oque mais interessa pra nos e se o veneno desses insetos sao prejudicias pras pssoas.Ficarei feliz em ser respondido.Obrigado.
Madalena
em
Esse inseto tem perigo para os humanos, morro no sitio em MS e aqui aparece muito desses insetos, espero resposta, obrigado.
Anubis
em
Bom pessoal ,aqui onde eu moro tem vários desses insetos, eu creio que ele pode picar sim , por ser um parente da lacraia deve DOER bastante. pelo oque eu sei o primeiro inseto não mesmo da segunda FOTO, e outra coisa que eu achei super interessante nesse inseto,e que quando ele e ”pressionado” ele faz vários RUÍDOS abç…
Rutinaldo
em
Esse bichinho é comum no interior do Nordeste (Bahia, Brasil). Prefere locais escuros e mais frios. Não raro se ver em casa de taipa pi de madeira de enchimento de barro. Ao remover uma troço velho, dá uma fachina no canto da casa, ele sai correndo subindo na parede, tão veloz como um lacraia normal à procura de novo esconderijo. Interessante, quando procura-se matá-lo, ele faz um barulho, um chiado que sai não sei de onde. É temido pelo pessoal da zona rural apesar de que não há relato de picadas deste inseto. É chamado pelo nome vulgar de “quarenta-pernas” ou ‘sessenta-pernas”: varia conforma a região.
Daniel
em
Um dia fui picado por esse bixo eu não fiquei doente nada so a ferroada e semelhante a dor de uma picada de vespa
SANNA
em
PREZADOS, ENCONTREI UM DESSES ONTEM NA MINHA CASA E FIQUEI ASSUSTADA COM ELE, MATEI COM INSETICIDA, MAS COMO NUNCA TINHA VISTO FIQUEI PREOCUPADA EM SER PERIGOSO, POIS TENHO DUAS FILHAS, UMA DE 4 E UMA DE 7 ANOS . ELE TEM VENENO? PODE MATAR UMA CRIANÇA? PRECISO DE UMA RESPOSTA. DESDE JÁ AGRADEÇO,
SANNA DAYYAM