Animais

Como os ursos conseguem ficar tanto tempo sem comer durante a hibernação?

Como os ursos conseguem ficar tanto tempo sem comer durante a hibernação?
Esse texto foi útil para você?

“… Sempre vi as histórias dos ursos hibernando, dormindo por vários meses. Mas é engraçado: eles acordam para comer? Ou dormem e ficam sem comer todo esse tempo? Como conseguem?” Cristina Port’água




Olha só Cristina, a hibernação é na verdade, um estado letárgico pelo quais muitos animais homeotermos (que têm a temperatura corporal constante) passam durante o inverno, principalmente em regiões temperadas e árticas. Durante esse processo a temperatura corpórea dos animais é grandemente reduzida e o animal fica entorpecido e adquirem um estado de sonolência e inatividade, em que as funções vitais do organismo são reduzidas ao absolutamente necessário à sobrevivência.

Durante a hibernação, as respostas motoras diminuem e a respiração quase cessa, os batimentos cardíacos diminuem e o metabolismo, ou seja, todo o conjunto de processos bioquímicos que ocorrem no organismo, restringe-se ao mínimo. Sensações como fome e frio são reduzidas a quase nada.

Mas e os ursos? Eles são tão grandes, como conseguem passar tanto tempo (um inverno inteiro) sem comer nada? Bom, no outono, os ursos das regiões mais frias se alimentam principalmente de iguarias calóricas, como nozes, frutas, até acumularem uma espessa camada de gordura, que constitui um terço de seu peso corporal.

Quando o inverno se aproxima, realizam uma dieta com raízes, cascas de árvores e até o próprio pêlo, que formam uma espécie de “tampão” no intestino, ou seja, eles provocam uma prisão de ventre em si próprio, afim de que seu intestino absorva o máximo possível de nutrientes. Essas reservas de gordura são tudo o que eles têm para sobreviver em seu refúgio de inverno.



brown-bear-c-ivan-seryodkin

Os ursos chegam a perder mais da metade de seu peso neste período. Não é impressionante?



bear_in_burrow_den_

Olha que interessante: Este urso cavou um buraco do chão para um sono bem tranquilo! 

FONTE: BEARWITHUS e MUNDO ESTRANHo

8 comentários

8 Comments

  1. Maykon

    em

    ótimo post como sempre Karlla! 😀 Mas eu tenho duas duvidas:

    -Se alguém vai onde o urso tá ‘dormindo’ e cutuca ele, faz algo pra tentar acorda-lo o que ele faz? Ele acorda, se livra do que tá atrapalhando ele e volta a dormir ou ele não volta a dormir mais ou simplismente pode acontecer qualquer coisa ao redor dele que ele não acorda de jeito nenhum?

    -Por que é tão necessario assim eles hibernarem? Qual a vantagem que eles tiram disso?

  2. Olá Maykon, eu nao sei o que o urso pode fazer se cutucarmos ele.. acho que por ele estar num estado totalmente letárgico, nao teria muita reação. Mas não posso afirmar isso!
    Eles hibernam sempre no inverno quando não existe comida disponível. Eles morreriam de fome se não hibernassem, pois necessitam de muito alimento para manter o corpo tão grande!
    bjs :love:

  3. Wanda

    em

    Me lembrei do urso no Dr Dolittle, reclamando que não queria um “tampão no bumbum”!

  4. thomston

    em

    oi karlla a estivação de alguns caramujos tambem pode ser considerado hibernação?

  5. Evelin Thompson

    em

    Dizem que os ursos podem morrer se despertados de sua hibernação, é verdade?

  6. em

    Karlla,

    na verdade os ursos não hibernam. Hibernar em si é mais para animais de menor porte como pequenos roedores, anfíbios, pequenos morcegos, tem uma espécie de ave tb q eu não lembro o nome.
    Os ursos são animais enormes e para eles saírem de uma hibernação seria um gasto gigantesco de energia para aumentar seu metabolismo e isso não seria compensatório para esses animais, já que a intenção é gastar menos. Eles diminuem sim o metabolismo, mas não chega nem perto de zero. Ursos entram em período de estivação. Tanto é que na época do inverno (qd estão nas suas “tocas” se acasalam e têm seus filhotes lindos), não seria possível isso tudo durante uma hibernação, não é? =)

    Respondendo ao Maykon do jeito que minha professora respondeu qd um colega fez essa pergunta – “se vc cutucar um urso, corre, mas corre muito!” (achei engraçada essa resposta dela, acho que foi o tom q ela respondeu).

    Espero ter ajudado,
    Beijos.
    =)

  7. Pedro Paulo

    em

    Bem, me corrija se eu estiver errado. Sou aluno de biologia, e fiz a mesma pergunta à minha professora, e a resposta que ela me deu foi de que na verdade, os ursos não chegam a hibernar, é sim uma espécie de torpor, mas para um animal deste tamanho, tão pesado, reduzir tanto sua temperatura corporal quanto seu metabolismo a quase zero (característica da hibernação), não pode ser chamado de hibernação, mas sim torpor. Geralmente animais que hibernam reduzem seus batimentos cardíacos a quase zero.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo