Curiosidades

Imagens proibidas para quem tem TOC. Será que você tem?

. 

1. O QUE É TOC? É uma doença grave de ansiedade e aparece igualmente em homens e mulheres. Essas pessoas costumam realizar a mesma tarefa repetidas vezes, como lavar as mãos, contar azulejos no banheiro, por exemplo.

2. AS PESSOAS COM TOC SÃO OBSESSIVAS? Sim. Os pensamentos obsessivos produzem uma resposta compulsiva na forma de rituais frequentemente realizados. Pessoas com TOC executam ações, como lavar as mãos repetidamente, como uma forma de suprimir ou responder a esses pensamentos obsessivos.




3. O QUE PASSA PELA CABEÇAS DAS PESSOAS COM TOC? Um sintoma comum do TOC é sentir-se atormentado pela dúvida. Obsessivos, os pensamentos de duvidar das coisas podem levar alguém com o transtorno a precisar de reafirmação constante que alguma coisa está no lugar certo ou que um aparelho está desligado.

4. EXISTE UMA IDADE PARA APARECER A DOENÇA? Normalmente aparece no início da idade adulta, embora crianças também possam tê-lo. Em tais casos, o transtorno em geral aparece por volta dos 10 anos.

5. O QUE CAUSA ESSA DOENÇA? As causas reais da doença permanecem desconhecidas, ainda que provavelmente tenha um componente hereditário. O estresse também parece aumentar a chance do indivíduo desenvolver o TOC.

6. COMO É DIAGNOSTICADO? O TOC pode ser diagnosticado apenas através de uma entrevista clínica. O especialista irá fazer uma variedade de perguntas sobre seu comportamento e histórico médico. São examinados tendência a pensamentos obsessivos e rituais compulsivos.



7. ROER UNHA PODE SER SINTOMA DE TOC? Muitas pessoas comem as unhas como um hábito regular. Pode haver um elemento relaxante em fazer isso (como ao comer unhas diminuir a compulsão por fazê-lo), mas por si só roer unhas não é uma evidência de transtorno.

8. COMO É O TRATAMENTO? Como para muitas doenças mentais, os antidepressivos são frequentemente usados no tratamento do TOC.

9. O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE OBSESSIVA-COMPULSIVA É A MESMA COISA? Pessoas com TPOC têm um impulso esmagador em direção à perfeição que pode realmente ser destrutivo para elas. Muitas vezes elas não conseguem terminar projetos porque sua ideia de perfeição nunca pode ser alcançada. Elas também podem ser obcecadas por listas e ordenar informação.

10. UM CASO INCRÍVEL:



“Dan Gorske, comeu 23 mil Big Macs ao longo de 36 anos. O fanático pelo lanche admite que tem TOC e é obcecado por números. Isso pode explicar sua fascinação pelo gorduroso hambúrguer e porque ele mantém cada recibo dos Big Macs em uma caixa. Gorske pode lembrar os dias exatos (não são muitos) durante os 36 anos em que não comeu seu sanduíche favorito, onde passou noites em claro e teve sérias crises de obsessão. Hoje ele mantém alguns no freezer – para emergências.”

7

4

8

6

3

2

1

0

00

TOC

É assim que uma pessoa com TOC faria uma salada de frutas

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


24 comentários

24 Comments

  1. Maria Angélica

    em

    Quer dizer que TOC e TPOC são distúrbios diferentes?
    Xiiii, eu devo ter isso 😮 Costumo deixar as coisas pela metade qdo sei que não vão dar muito certo… Ui!:woot:

  2. ja perdi uma namorada por causa disso,, só quem tem sabe,,, as vezes parava o sexo para conferir se a carteira estava la, se o chuveiro esta fechado, se a geladeira estava fechada se o ferro estava desligado,, o desgraça

  3. thomston

    em

    meu deus tanta loucura…………

  4. Kadu

    em

    Lair, acho que você não tem TOC. Acho que você deve ser homossexual mesmo.

  5. Gostei dessas informações sobre TOC.Realmente muito, legal.Luzenilda. 😀

  6. thaís

    em

    :kiss:

  7. joyce

    em

    gostei muitos das perguntas
    muito legal…

  8. Dorotéia Silva

    em

    Gostei da Matéria!

  9. alex

    em

    Acho que tenho TOC: toda noite quando vou dormir desligo o computador, vou para a cozinha beber um copo de suco, bebo agua, quando vou fechar a porta da cozinha puxo a maçaneta durante uns 2 minutos, desligo a luz da sala e fico olhando o computador desligado por uns 20 segundos como se quisesse ter certeza que ele esta desligado e fico lavando as minhas mãos varias vezes no dia, principalmente de noite. Pelo menos minha mãos estão sempre limpas. rsrs
    Não como unha mas bebo agua todo o dia. E quando leio um livro fico na mesma linha ou paragrafo muito tempo porque fico lendo uma palavra ou frase varias vezes.
    Mas eu não sou louco.
    Mas eu não sou louco.
    Mas eu não sou louco.
    Mas eu não sou louco. rsrsrs

  10. Eu nem sei se isso pode ser considerado sintomas, mas, às vezes, eu fico lendo uma parte do livro várias vezes e de vez em quando eu tranco a porta, abro e fecho de novo, só para ter certeza de que ela está trancada ( etc). Achei muito interessante essa matéria sobre o TOC. 😉

  11. Ana

    em

    Tenho 19 anos e há 3 anos que sofro de TOC… Tem sido muito dificil para mim lidar com tudo e não sei que posso fazer para parar com isto, não quero nenhum tipo de medicação, apenas quero me ver livre do pesadelo que se tornou a minha vida… Tenho imensas manias como por exemplo: tocar em tudo 3 ou mais vezes apagar e acender luzes inumeras vezes, lavar as mãos vezes sem conta, assoprar entre tantas outras coisas, e penso que se não as fizer algo de mal me irá acontecer. É horrivel 🙁

  12. Gabriela

    em

    Oi, eu tenho TOC desde criança, mas só agora que eu descobri o que era TOC, atraves de pesquisas. Tenho muito medo de contar para meus amigos e familiares, acho que é vergonha ou receio de rejeição ou ser taxada como louca. Toda hora eu me pego imaginando coisas totalmente absurdas mas algumas eu gostaria que fossem verdades, e sempre que isso acontece eu fico fazendo gestos bem rapidos com as maos e nem sempre percebo que faço, tenho muito medo que piore. Por favor me ajude a encontrar uma solução.

  13. Lia

    em

    Tenho 19 anos e desde os 13 mais ou menos, passo por um “ritual” antes de conseguir dormir, tenho que verificar todas as portas e janelas da casa pra ver se estão trancadas, além disso, verifico as torneiras, a geladeira, o gás e todos os botões do fogão. Repito várias e várias vezes, por mais cansada que eu esteja e ainda assim quando me deito, continuo pensando se eu realmente está tudo certo. Tenho que me concentrar em outras coisas pra não levantar e ver tudo de novo. :S

  14. Arineide Martins Costa de Almeida

    em

    Boa noite
    A materia sobre roer unhas me interessou bastante, é que eu tenho o mau hábito de roer unhas desde de pequena, e preciso saber o que devo fazer para deixar este hábito que para mim é motivo de muita tristeza, poderiaa me orientar me dando dica como me livrar desde vício??
    Agradeço antecipadamente

  15. Everson

    em

    Tenho TOC já faz muito tempo, comecei com isso pra mim com 7 ou 9 anos. Antigamente eu nem ligava para os sintomas, mas hoje estão ficando insuportáveis.
    Até para acessar a Internet com TOC é ruim. Tenho que abrir o navegador 3 vezes antes de usa-ló, esse texto mesmo, quando cometo algum erro por causa do teclado, tenho que digitar tudo de novo.
    Ligar e desligar a luz 3 vezes, e seu acho que liguei e desliguei errado tenho que começar a contagem novamente, ter pensamentos desagradáveis, ter que tocar em várias coisas 3 vezes se eu tocar nessa coisa alguma vez, ter que fazer rituais antes de sair de casa e não conseguir ficar parado, são alguns dos sintomas de toque que eu tenho. Além de ter TOC, sou viciado em Internet (viciado mesmo, não “viciado” de ficar 5 horas ao dia, e sim, nem dormir por causa da Internet).
    O grande problema é que não tenho grana para procurar um psicologo, logo, não tenho escolha mesmo, tenho que conviver com isso e já faz muito tempo.

    • se quiser eu vis um saite para ajudar pessoas com toc e pibolar para conversar e deixar seus probremas e conhecer mais sobre isto se quiser https://www.facebook.com/BipolarEToc

    • Josy

      em

      Everson procure ajuda, eu vivi por 10 anos com sindrome do panico e sofri muito, qdo fiquei muito mal procurei um psiquiatra e a 7 anos faço tratamento, eu vivia numa prisão, era terrrivel, eu tinha sindrome do panico, fobia social, agoafobia, Toc e depressão. Hj eu vivo bem graças a Deus, aqui onde moro tem o Caps, que é de graça as consultas e pego rememdio na farmacia do povo pq são caros, procure ajuda….

  16. Marcos

    em

    Tenho um ritual, quase arranco a maçaneta pra ver se a porta esta fechada rsrsrsrsrsr, também olho o gás , janelas vou urinar fico alguns minutos parado sem fazer só olhando. Ainda bem que fico em casa 14 dias pois trabalho 14 fora fico longe de casa.

  17. Bruna

    em

    Eu tenho toc, eu fico lendo a mesma pagina do livro varias e varias vezes, fico abrindo e fechado a porta umas 20 vezes, eu acendo a luz e acho que acendi errado, então acendo e desligo umas 10 vezez siguidas, toco em alguma coisa e tenho que tocar varias vezes da mesma forma que toquei da primeira vez etc. por que eu acho que se eu não fizer essas coisas eu acho que não vou conseguir o que quero.

  18. J.anonimous

    em

    Acho que eu tenho TOC. Na verdade, não sei ao certo o que eu tenho. As vezes paro e fico olhando para o além, sem fazer nada. Perdi minha concentração, sou distraída; mas depois eu me lembro de algo que não percebi no momento, tipo uma piada, uma indireta. As situações voam em minha mente, é estranho. Tenho mania de perseguição, sinto que ninguém gosta de mim e, desconfio de tudo, não por muitas vezes, mas desconfio. Se você me disser que eu estou bonita, mas eu não havia percebido isso antes ou eu não penso como você, vou imaginar que isso é mentira, ou que você quer dizer o contrário, ou que está fazendo uma piada … é sempre assim. Esse ano eu me lembrei de alguns detalhes de situações do ano passado, situações que nem deveria mais me lembrar e, elas aparecem repentinamente.
    Qual é a minha mania? Masturbação. Não são todos os dias, mas quase todos. Eu fico mais calma, relaxada. É bom e fim. Não costumo pensar em pessoas, mas em filmes. E na realidade, não gosto de assistir esses filmes. É estranho … você não quer, mas precisa. Quando termino, sinto uma sensação estranha, tipo de sofrimento, não sei. Se alguém tiver algum comentário, gostaria de ler.

  19. Ana

    em

    Verifico se as portas estão trancadas todas as vezes que passo por ela, sempre tenho que deixar uma luz acesa, a tv tem que estar no mesmo canal sempre, quando ligo o pc abro o navegador 2x, as coisas na casa sempre tem que estar exatamente no mesmo lugar, verifico a torneira quando passo por ela, não posso fazer certas coisas, e mesmo, dormindo, ainda penso nisso tudo.. fico revirando a cabeça para lembrar se fiz tudo, e se não lembrar, tenho que fazer tudo de novo. Tenho 13 anos.

    • Ana

      em

      Tenho obsessão com o número 4.

  20. Josy

    em

    Amigos se vcs tem duvida procure um psiquiatra, não tenha medo, nem vergonha.Eu vivi numa prisão por mais de 10 anos com Toc, sindrome do panico, agorafobia, fobia social e depressão, tinha alguns sintomas desde criança, mas qdo tive meu primeiro filho aos 19 anos tive depressão pós parto e ai pioraram todos os outros sintomas, tinha medo de alguem perceber minha doença, sofri muito, qdo cheguei numa situação de sentir dores em meu corpo devido ao medo consegui contar ao meus pais que me levaram ao psiquiatra, troquei de remedios algumas vezes, foi dificil, mas agora estou liberta da prisão e vivo uma vida normal graças a Deus….

  21. Acho que tenho Transtorno de Personalidade Obcessiva-Compulsiva, pois desisto muito fácil de qualquer coisa por não achar que estou fazendo “perfeitamente” e tenho a mania de criar lista o tempo todo (tipo nome de personagens de quadrinhos, filmes, músicas, lugares, etc). Será que tenho mesmo?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo